Home > Gestão

Mão-de-obra qualificada é grande desafio de CIOs no Ceará

Em evento promovido pelo IDG em Fortaleza, CIOs debatem temas como retenção de profissionais e governança de TI

CIO

14/03/2008 às 12h03

Foto:

Mão-de-obra com a formação adequada a um custo acessível é um dos desafios enfrentados por CIOs do Ceará. “É complicado encontrar profissionais e depois que eles estão formados, não conseguimos retê-los”, desabafa Ronaldo Cartaxo, gerente de TI do Shopping Center Iguatemi Fortaleza. A discussão ocorreu no evento CIO Focus Fortaleza, que ocorreu na quinta-feira (dia 13/03), com patrocínio da Canon e Itautec. Durante intenso debate que finalizou o evento, cerca de 60 executivos de TI discutiram o problema de mão-de-obra e o custo de trazer profissionais das regiões sul e sudeste do País.

Outros temas abordados durante palestra do sócio diretor da TGT Consult Pedro Bicudo foram as tendências em tecnologia da informação para 2008. Na opinião do consultor, SaaS (sigla, em inglês, para Software as a Service) e 3G são as tecnologias para as quais os CIOs devem estar olhando hoje para estarem com os projetos implantados em três ou quatro anos. SOA também é essencial. Bicudo aconselha: “o segredo da boa implantação de SOA é estruturar processos de negócios”.

A onda de ITIL (IT Infrastructure Library) continua mas agora deve se direcionar para a questão do gerenciamento de problemas (Problem Management). “Falta olhar para este ponto que é, de longe, o processo de maior impacto na área de TI”, ressalta. Este ponto está relacionado com a questão da comunicação da área de TI com as áreas de negócios.

“É fundamental abordar um tema como este na área de TI. O CIO de hoje não pode mais ser técnico apenas, ele tem de desenvolver outras habilidades”, comenta Antonio Manoel Ribeiro de Almeida, superintendente de TI da Marquise, holding que atua na área de limpeza pública, engenharia civil e outros negócios.

O tema comunicação foi abordado também pelo executivo que fez a abertura do evento, Paulo Vassalo, consultor responsável por práticas de TI da Booz Allen Hamilton. Vassalo falou sobre diversos temas ligados a liderança e gestão de TI. O consultor trouxe ao evento conceitos importantes sobre o papel da área de tecnologia como área-suporte ao negócio e a postura correta do CIO diante dos desafios do negócio.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail