Home > Notícias

Maioria das iniciativas de digitalização no trabalho fracassará até 2021

Para o Gartner, transformações bem-sucedidas devem envolver funcionários e priorizar melhorias na experiência

Da Redação

07/05/2019 às 9h00

Foto: Shutterstock

Até 2021, apenas uma em cada quatro organizações de médio e grande porte conseguirá implantar novas formas de trabalhar em 80% de suas iniciativas, prevê o Gartner. Essas novas formas de trabalho abrangem a tomada de decisão distribuída, trabalho virtual e remoto e espaços de trabalho físicos redesenhados.

“As iniciativas digitais no local de trabalho não podem ser tratadas exclusivamente como uma iniciativa de TI”, ponderou Carol Rozwell, vice-presidente de pesquisa do Gartner. Ela explica que quando essas mudanças são executadas como uma série de lançamentos de tecnologia, o envolvimento dos funcionários e a abordagem da mudança cultural não acontecem. “O sucesso do ambiente digital de trabalho é impossível sem isso”.

Para que esse ambiente se concretize, os líderes dessa transformação devem envolver os grupos na cocriação dessa jornada, em vez de desempenhar antigos papéis que consideravam os funcionários como um grupo resistente a mudanças.

À medida que os líderes do ambiente de trabalho digital deslocam seus pensamentos e ações em direção a projetos orientados para as pessoas, poderão inspirar e engajar uma equipe interdisciplinar capaz de ajudar a criar novas formas de trabalhar. Essa "equipe", formada por pessoas de TI, gerenciamento de instalações, recursos humanos e negócios, analisará como as novas tecnologias, processos e estilos de trabalho podem melhorar a experiência geral dos funcionários e, sobretudo, aumentar a eficiência de atividades críticas.

As organizações que reservam tempo para investir na experiência do funcionário obterão uma melhoria de 10% nos níveis de engajamento. No final, os programas de digitalização do local de trabalho são menos sobre tecnologia e mais sobre o que afeta a experiência do funcionário.

“O líder da unidade de negócios é o defensor de uma nova maneira de trabalhar no ambiente de digital. Essa é a pessoa que identifica os resultados desejados dos negócios, desenvolve casos de negócio e estabelece as métricas pelas quais o sucesso é determinado. Sem envolver os líderes das unidades de negócios, será impossível lidar com o escopo das mudanças necessárias”, destaca Rozwell.

 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail