Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Salvar Escolher Pasta
Maioria das empresas ampliou demanda por soluções com IA durante a pandemia, diz estudo
Home > Tendências

Maioria das empresas ampliou demanda por soluções com IA durante a pandemia, diz estudo

Pesquisa destaca os desafios para acelerar implantação dessa tecnologia nas empresas, como questões éticas e a busca por profissionais qualificados

Da Redação

29/07/2020 às 14h30

Foto: Adobe Stock

Pesquisa com mais de 100 diretores de dados e analytics de grandes empresas globais, apontou que 57% dos entrevistados concordam que a pandemia ampliou a demanda por soluções que aplicam inteligência artificial, em decorrência de um cenário de incerteza que exige cada vez mais resiliência e capacidade de adaptação. A pesquisa, conduzida pela FICO e Corinium, mostra ainda que 63% dos executivos também admitem que começaram a escalar recursos de IA em suas organizações.

O estudo destacou, no entanto, que há diversas barreiras que impedem a expansão da IA nas empresas. A maioria dos entrevistados (93%) afirma que questões éticas devem ser superadas para que seja possível impulsionar a adoção da IA em suas organizações, e 65% destacaram que formar uma equipe com as habilidades certas é uma barreira grande ou média. Integração de novas tecnologias com sistemas legados (62%) e riscos regulatórios e de conformidade (60%) também aparecem entre os principais desafios.

"Ser ético é não estar cego para o que está no modelo", disse Scott Zoldi, Chief Analytics Officer da FICO. "As organizações precisam garantir que a IA seja projetada de maneira robusta e que seja explicável, transparente, construída de forma ética e governada por um processo de desenvolvimento registrável e auditável, que seja referenciado à medida que os dados mudam ao longo do tempo", complementou.

A questão ética foi citada pela maioria absoluta dos executivos como uma grande barreira para adoção da tecnologia, sendo que metade admitiu que sua empresa adotou regras rígidas de governança e gerenciamento de modelos para apoiar o uso ético da IA. No entanto, o estudo indicou que há um longo caminho pela frente, pois 67% dos executivos declararam que não monitoram seus modelos para garantir uma precisão contínua.

CIO2503

E-book por:

Vai um cookie?

A CIO usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio

15