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Land Rover testa RFID

Montadora e empresa de gerenciamento de ativos lançam programa piloto para rastreamento de peças de carro entre as fornecedoras e a planta de montagem

Redação do COMPUTERWORLD

29/01/2008 às 12h35

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A divisão Land Rover da Ford Motor Company e a Savi anunciaram nesta segunda-feira (28/01) o lançamento de um programa piloto que emprega soluções de identificação por radiofrequência (da sigla em inglês, RFID) para sincronizar melhor a entrega de peças de carro oriundas de múltiplas
fornecedoras para a planta de montagem principal da companhia em West Midlands (Reino Unido).

O programa prevê que a Savi, fornecedora de soluções de gerenciamento de ativos baseado em RFID, fornecerá hardware e software RFID para aprimorar a visibilidade, o gerenciamento de estoques e a utilização de ativos, com o objetivo de reduzir perdas, interrupções de linhas de montagem e o tempo gasto na localização de peças da montagem.

Com a solução desenvolvida pelas duas empresas, 18 fornecedores e a própria Land Rover podem  localizar e e rastrear contêineres tipo 'stillage' (transportadoras especiais de aço) que carregam, entre outras peças, pára-choques, grades frontais, peças de suspensão, tetos solares e chassis de veículos.

As informações em tempo real dos ativos etiquetados com RFID são compartilhadas entre as partes interessadas e transmitidas automaticamente para telefones celulares, assistentes digitais pessoais (PDAs) e software de rastreamento baseado na internet.

"A entrega imediata e precisa de componentes é vital para a eficiência de nossa planta porque as interrupções na cadeia de suprimentos podem atrasar ou mesmo paralisar a montagem de veículos, e acreditamos que a solução completa de RFID da Savi pode aprimorar essas operações", disse Jonty Cook, chefe da Logística de Entrada da Land Rover.

As etiquetas RFID ativas da Savi são aplicadas aos contêineres tipo 'stillage' ao sairem das instalações da fornecedora, e são associadas às peças de carro carregadas pela transportadora. Leitoras de etiqueta fixas são colocadas nas baias de carga e de descarga, nas entradas e saídas das fornecedoras e na planta de montagem da Land Rover.

Sempre que um contêiner tipo 'stillage' passa por uma leitora, o carregamento é registrado e as informações de sua localização são transmitidas para os usuários designados. Alertas de exceção são enviados quando os contêineres não chegam quando e onde são esperados.

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