Home > Gestão

IT Forum X debate os mitos e vantagens da migração para a nuvem

Evento reúne grandes nomes da indústria para discutir a chamada Cloud 2.0

Da Redação

25/09/2019 às 17h06

Foto: Shutterstock

Apesar da tendência mundial de migração das operações para a nuvem, muitas empresas ainda têm receio sobre as questões de segurança que envolvem as plataformas. Na realidade, já está provado que o ambiente de nuvem é mais seguro do que os servidores tradicionais. Os provedores utilizam criptografia, bem como firewalls robustos para identificar possíveis ataques e garantir a preservação dos dados hospedados. Mas será que a responsabilidade pela segurança é exclusiva das companhias de cloud computing?

Os provedores de nuvem trabalham com "responsabilidade compartilhada". Ou seja, as organizações que utilizam os serviços também têm papel fundamental na segurança das suas informações. De acordo com esse modelo de negócios, o provedor deve proteger a infraestrutura da nuvem, mas o cliente assume a gestão do sistema, incluindo atualizações e patches de segurança.

Para esclarecer os mitos sobre a cloud computing e as vantagens da migração para a nuvem, especialistas abordarão o tema durante o painel "Cloud 2.0, a nova era da nuvem", que acontecerá no dia 17 de outubro durante o IT Forum X. A 7ª edição do evento receberá mais de 250 palestrantes em diferentes palcos e praças de conteúdo. O tema principal deste ano será “Eu 5.0”, que busca posicionar o ser humano no centro da discussão tecnológica.

Para debater o assunto estarão presentes:

Gil Torquato, UOL Diveo

Gil Torquato atua no Grupo Folha desde 1985, quando iniciou suas atividades na área comercial, alcançando a posição de diretor de publicidade. Em 1994, passou a ocupar o cargo de diretor de novos negócios, participando ativamente da elaboração do Business Plan do projeto que hoje é conhecido como UOL, onde ocupa atualmente o cargo de diretor corporativo e CEO do UOL DIVEO – empresa do Grupo responsável pelo atendimento ao mercado corporativo.

Cristina Palmaka, SAP

Cristina Palmaka é presidente da SAP Brasil desde outubro de 2013 e atua no setor de TI há mais de 30 anos. É reconhecida por sua abordagem estratégica para liderar equipes e empresas na busca de resultados por meio da inovação e do foco em negócios. Antes de ingressar na SAP, Cristina atuou em cargos executivos seniores de grandes empresas de tecnologia, entre elas Microsoft, HP e Philips. Em 2019, a executiva ganhou o prêmio de Executivo de TI, da IT Mídia, e foi considerada uma das melhores CEOs do Brasil pela Revista Forbes.

Luis Gonçalves, Dell

Luis Gonçalves é Vice-Presidente Sênior e Gerente Geral da Dell Technologies no Brasil. Com 18 anos de experiência na Dell Technologies, vem construindo uma sólida carreira na região. Ele se juntou à Dell em setembro de 1999, na área de vendas e, ao longo de sua carreira, foi responsável pela estratégia da organização no Brasil, administrando a dinâmica de negócios, ao mesmo tempo em que buscava resultados equilibrados e a manutenção da cultura e dos valores da companhia. O executivo ocupou diversas posições, incluindo a Gerência-Geral das filiais do Chile, México e Brasil.

Cleber Morais, AWS

Cleber Morais é diretor-geral da Amazon Web Services para o Brasil, liderando a operação local. Com mais de 30 anos de experiência na indústria de TI, ele atuou na liderança das operações nacionais de empresas como Avaya, Sun Microsystems e Schneider Electric, além de ocupar os cargos de presidente e CEO da Bematech.

Eduardo Lopez, Google Cloud Latam

Eduardo Lopez se juntou ao Google Cloud em junho de 2019 para liderar o negócio de Cloud na América Latina. Antes, ele trabalhou na Oracle por 20 anos, mais recentemente como vice-presidente sênior de soluções de engenharia, arquitetura e inovação na indústria. Nesse período, liderou a equipe da empresa na região para ajudar os clientes na transformação digital, usando a nuvem para impulsionar a inovação.

Tânia Cosentino, Microsoft

Tânia Cosentino é presidente da Microsoft Brasil desde janeiro de 2019 e possui mais de 30 anos de experiência profissional. Trabalhou 16 anos na Siemens, passou 2 anos na Rockwell e em janeiro de 2000 foi para a Schneider Electric, onde atuou por 19 anos. A executiva também faz parte da liderança dos programas HeForShe e WEP (Women Empowerment Principles), da ONU Mulheres e do Pacto Global. Por seu trabalho na América do Sul, Tânia foi reconhecida como uma das 10 pioneiras em atuar nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Pacto Global da ONU em 2017. Recebeu também o prêmio Liderança Feminina do CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável) e foi considerada uma das 100 Líderes Visionárias pela revista Real Leaders.

Tonny Martins, IBM

Tonny Martins é presidente da IBM Brasil desde janeiro de 2018. Antes de assumir a posição, comandava a IBM do México, onde esteve à frente de projetos estratégicos que contribuíram substancialmente para a transformação digital e cognitiva de empresas no país. Há 27 anos na companhia, Tonny começou como estagiário e ocupou diversas posições de liderança, principalmente nas áreas de Serviços, Soluções e Consultoria de Negócios para diversos segmentos de mercado do país e outras regiões. De 2011 a 2013, foi nomeado vice-presidente para Serviços de Aplicações para os mercados em crescimento da IBM, com base em Shangai, China, liderando 149 países. Nessa missão, reestruturou a operação da organização de entrega de serviços e o modelo se tornou referência mundial.

O painel será mediado por Déborah Oliveira, jornalista com mais de 12 anos de experiência no setor de tecnologia da informação e gerente-executiva de Conteúdo da IT Mídia. Em outubro de 2018, ganhou o prêmio de melhor Jornalista de TI no Brasil, do Center for Communication Studies.

O IT Forum X acontecerá nos dias 16 e 17 de outubro no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Outros temas como big data, metodologias de aceleração, cidades inteligentes, 5G e conectividade serão abordados durante o evento. Para mais informações, clique aqui.

 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail