Home > Notícias

Índice de Custo da Tecnologia da Informação registra alta, aponta Ipea

Segundo Instituto, o chamado ICTI registrou uma variação de 0,73% no último mês de março

Da Redação

29/05/2019 às 18h00

Foto: Shutterstock

O Índice de Custo da Tecnologia da Informação (ICTI), calculado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), apresentou alta de 0,73% no mês de março de 2019, situando-se 0,07 ponto percentual (p.p.) acima da taxa registrada em fevereiro passado.

De acordo com o Instituto, na comparação interanual, o índice apontou um incremento de 0,60 p.p., tendo em vista que este resultado observado em 2019 representa o segundo maior valor do indicador para o mês de março desde o início da série, em 2013.

Nos últimos doze meses, o ICTI apresentou uma variação acumulada de 4,36%, permanecendo abaixo do registrado pelos demais índices de inflação do país, como: Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e índices da Fundação Getúlio Vargas (FGV) – Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) e Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento (IPA-EP), conforme a tabela 1.

Na desagregação do ICTI, pelos grupos de serviços que o compõem, nota-se que os maiores impactos vieram dos segmentos pessoal e demais despesas operacionais, que juntos contribuíram com 3,18 p.p., sendo responsáveis por 73% de toda a variação do índice no período.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail