Home > Gestão

Brasil está entre as opções de offshore

Gartner divulga lista de 30 países capacitados para prestar serviços offshore em 2008

IDG News Service

09/01/2008 às 12h17

Foto:

O número de empresas em países que podem oferecer serviços offshore está crescendo, segundo a consultoria Gartner, o que é bom para os principais contratantes de ofertas do modelo: os Estados Unidos e a Europa.

O Gartner recentemente divulgou uma lista de 30 países em que identificou condições apropriadas para realizar a oferta. A empresa também estima que os gastos com isso vão crescer 60% na Europa e 40% nos Estados Unidos, tornando indispensável o aparecimento dessas alternativas.

Enquanto a Índia continua como a líder indiscutível nos serviços offshore, o Gartner diz que países como China, Rússia e Brasil estão se solidificando como “alternativas com credibilidade”. Outros países que aparecem no topo da lista são México, Irlanda, África do Sul, Filipinas, Ucrânia e Vietnã.

“Enquanto esses 30 países demonstraram características apropriadas para desenvolver sua credibilidade como provedor de serviços offshore, outros 35 países ficaram de fora por não alcançar os critérios estabelecidos”, de acordo com Ian Marriott, vice-presidente de pesquisa do Gartner.

O instituto usou 10 itens de seleção incluindo língua, capacidade de reunir mão-de-obra e propriedade de dados e intelectual. Outros fatores usados para calcular a qualificação incluem o suporte governamental, infra-estrutura, sistema educacional, política e economia ambiental, compatibilidade cultural e maturidade global e legal.

“O alvo do estudo não era listar em ordem os países qualificados, mas sim ajudar os gerentes a determinar quais localidades estão adequadas para companhias de diferentes países”, explica Marriott.

O Canadá, por exemplo, está no topo da lista como alternativa nas Américas, se adequando a 10 critérios definidos pelo Gartner. E como a importância da língua espanhola cresceu entre as empresas americanas, países latino-americanos se tornaram opções de destaque.

A lista completa do Gartner de 30 países por região é o seguinte:

1.    Américas: Argentina, Brazil, Canadá, Chile, Costa Rica, México e Uruguai.
2.    Ásia/Pacífico: Austrália, China, Índia, Malásia, Nova Zelândia, Paquistão, Filipinas, Cingapura, Sri Lanka e Vietnã.
3.    Europa, Oriente Médio e África (EMEA): República Checa, Hungria, Irlanda, Israel, Irlanda do Norte, Polônia, Romênia, Rússia, Eslováquia, África do Sul, Espanha, Turquia e Ucrânia.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail