Home > Carreira

CIOs com MBA querem mudar de posição

CIOs que concluem MBA esperam que o atual cargo seja uma passagem para um posto mais alto

Kim S. Nash, CIO EUA

05/01/2008 às 20h39

cert_int.jpg
Foto:

Alguns CIOs com diploma de MBA vêem TI como um degrau para a glória em outra função nível-C, de acordo com uma pesquisa exclusiva da CIO norte-americana.

Entre os executivos top de tecnologia com MBA, 43% disseram que vêem a si mesmos saindo da TI, diante do progresso nas carreiras, de acordo com o levantamento com 936 chefes de TI sobre sua educação, cargo e planos futuros. Quando se olha para o total dos questionados, apenas 15% disseram que esperam sair da área de TI.

Ser um COO ou CEO foram as aspirações mais populares citadas por esse grupo de executivos de TI com MBA, descobriu a pesquisa.

Um MBA faz todo o sentido para um líder de TI, diz Jan Bertsch, CIO da Chrysler. Bertsch realizou seu MBA na Eastern Michigan University. “Você está gerenciando um orçamento, precisa de experiência de negócio para ser astuto financeiramente,” diz ela.

Um Pedigree Vantajoso

Enquanto a maioria das empresas não requer de novos CIOs o MBA, muitas dizem que o diploma é desejável, diz Eric Sigurdson, que lidera o grupo de recrutadores para Information Officers da Russell Reynolds, de Nova Iorque.

“Observo um número cada vez maior de líderes corporativos com MBA nos Estados Unidos, o mesmo acontece com o CIO,” diz Sigurdson. Cerca de um terço dos CIOs que a Russell Reynolds recruta têm o diploma, diz ele.

Setor financeiro lidera MBAs

Serviços financeiros é a indústria com a maior proporção de CIOs com MBA, seguida pelos setores de manufatura e educação.

Proporcionalmente, mulheres CIOs aparentemente têm o mesmo nível de educação de negócio que seus companheiros homens: 37% das 126 respondentes disseram deter um MBA, comparado com 34% dos 810 homens. A proporção de homens e mulheres líderes de TI com doutorado foi igual, 6%.

La Verne Council, Cio da Johnson & Johnson, a indústria farmacêutica e de consumo de US$ 53 bilhões, obteve seu MBA em operações gerenciais na Illinois State University. Combinado com sua experiência como consultora da Ernst & Young, seu aprendizado em negócios veio com a experiência, diz ela, da negociação com vendedores e trabalhando com os pares. “Gerenciamento de relacionamentos através da área operacional da empresa, comercialmente,” diz ela.

CIOs recém empossados estão mais interessados em obter um MBA do que aqueles exercendo o cargo há quatro anos ou mais. Quarenta por cento dos CIOs em seus cargos há menos de um ano têm diploma de MBA, e entre aqueles que estão no cargo há menos de dois anos, a porcentagem é de 47%. Apenas 30% dos CIOs no cargo há mais de dez anos têm diploma de MBA.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail