Home > Tendências

Fabricantes de servidores blade planejam formato comum

Executivo da Fujitsu Siemens confirma conversas sobre o assunto inclusive com as empresas líderes do setor

IDG News Service

19/12/2007 às 12h06

Foto:

Empresas que produzem servidores blade estão discutindo algumas alternativas de formato comum, de acordo com Bernhard Brandwitte, gerente de marketing da Fujitsu Siemens na Europa. Isso após algumas recusas no ano passado de alguns fabricantes líderes que estavam discutindo a possibilidade.

Brandwitte diz que ele poderia “confirmar que os principais fabricantes de servidores blade estão freqüentemente falando entre si para encontrar maneiras criativas de padronizar o ecossistema dos servidores blade. O executivo afirma que ele tem conversado sobre o assunto entre 12 e 18 meses.

Segundo ele, não é possível dar mais detalhes por enquanto – como quem está participando das conversas - mas ele confirma que conversou com seus maiores rivais no mercado de servidores blade: HP e IBM.

Um formato proprietário blade é uma arma chave para o arsenal dos fabricantes. Normalmente, eles vendem o chassis por um preço relativamente baixo, confiantes de que a receita pode ser resgatada pelos servidores e outros itens que as empresas precisam comprar para garantir o espaço na caixa. É um modelo de negócios parecido com o desenvolvido por fabricantes de impressoras.

Entretanto, como líderes de mercado, IBM e HP presumidamente ser relutante em fazer qualquer coisa por medo de perder esse status. A HP argumenta que quando perguntada há poucas semanas que isso causaria confusão se diferentes fabricantes de servidores blade poderiam ser misturados em chassis comuns.

Por outro lado, Sun e Dell, duas empresas que estão buscando aumentar a participação nesse mercado lucrativo e de rápido crescimento, assim como a FSC, presumidamente ser mais condescende com o movimento. Elas têm menos a perder e isso garante a elas um diferencial.

A Sun, em particular, já coopera com a FSC em nível técnico, então isso seria até mesmo mais fácil para um acordo.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail