Home > Gestão

Novo pregão reduz em 23% preço de kits para telecentros

Pasta espera que até abril os telecentros já estejam instalados em todas as prefeituras cadastradas. Até o momento, 4.750 delas fizeram seu cadastro

Redação do COMPUTERWORLD

05/12/2007 às 12h45

Foto:

A decisão de refazer o edital de licitação para a compra dos kits de telecentros garantiu ao ministério das Comunicações economia de custos e aumento na garantia dos equipamentos.

A pasta já havia feito um pregão em dezembro do ano passado, mas, após os testes, decidiu cancelar o processo e recomeçar o edital do zero. Hoje, o ministério assinou a ata de regsitro de preços com as companhias vencedoras.

O ministério contratou 5.400 kits, compostos de microcomputadores, impressora e projetores, que serão doados às prefeituras que se cadastrarem. A contrapartida das administrações municipais será fornecer o terreno e garantir a manutenção e operação da sala de acesso público à internet, assim como o fornecimento de cursos.

De acordo com a pasta das Comunicações, o novo pregão proporcionou aos cofres públicos uma economia superior a 23% no custo dos equipamentos de informática com relação aos preços obtidos na licitação anterior.

Ele conseguiu também uma melhoria de 36% no desempenho dos computadores e um aumento de 50% na garantia dos equipamentos, de dois para três anos. Além disso, o ministério conseguiu reduzir em 57% o custo de implantação total dos telecentros. Antes, eram repassados 55 mil reais diretamente para a prefeitura, valor reduzido agora para 22 mil reais.

De acordo com o ministério, sua expectativa é de que até abril de 2008 todos os telecentros estejam instalados e em funcionamento. A idéia, segundo comunicado distribuído à imprensa, é priorizar a instalação em escolas públicas.

A Positivo Informática foi a vencedora do pregão para fornecer computadores, impressoras e outros equipamentos de informática a um preço de 87,6 milhões de reais. O mobiliário será fornecido pela Maq-Móveis a um valor de 19,7 milhões de reais, enquanto a Terabyte venceu a licitação para fornecer projetores multimídia por 8,8 milhões de reais e os aparelhos de DVD serão fornecidos pela Opptiz, ao custo de 644 mil de reais.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail