Home > Gestão

CIO IT Focus Curitiba reúne mais de 70 executivos

Resultado da pesquisa CIO sobre mercado local de tecnologia é divulgada em Curitiba em evento com mais de 70 executivos da área

Redação CIO

30/11/2007 às 12h35

Foto:

Mais de 70 executivos de tecnologia de grandes e médias empresas paranaenses partivciparam do CIO IT Focus Curitiba, realizado no dia 28. Na agenda do encontro estava o resultado da pesquisa CIO sobre o mercado local de tecnologia e temas como outsourcing, gerenciamento de documentos e o papel do executivo de TI. 

Os temas do evento estavam muito bem alinhados com a agenda atual do CIO, avalia Paulo Vassalo, líder de governança de TI  da Booz Allen Hamilton , que apresentou um painel sobre o papel do executivo de tecnologia. Segundo ele, foi possível perceber que as dificuldades são compartilhadas por esses profissionais em todas as regiões do país.  

Em sua apresentação, Vassalo deixou três mensagens que considera mais importante ao CIO atual. A primeira é manter o foco na governança de TI, com uma gestão transparente, para que os demais setores das empresas possam entender melhor como TI funciona. Ter um modelo orientado a serviço que possa antecipar problemas dos usuários é outra recomendação do consultor. Por fim, ele sugere o alinhamento das estratégias dos negócios com as de TI como forma de otimizar recursos. 

 Neste CIO IT Focus Curitiba estiveram representados os mais diversos segmentos da economia paranaense com empresas como Perkins, Unimed, Iguaçu Celulose, Frigorífico Argus, Biosystemas, Phillip Morris, Tortuga; órgãos de governo como Prefeitura Municipal de Curitiba, Procuradoria da República do Paraná, Tribunal Regional do Trabalho, Companhia de Habitação do Paraná; e instituições financeiras como Caixa Econômica Federal e Banco Volvo.

 Ana Paula Bertoldi, gerente de TI da Biosystems, confirmou a observação de Vassalo sobre a agenda do encontro, dizendo que os assuntos abordados estão em alta para os CIOs. Para ela, os nomes fortes dos patrocinadores e a interação entre CIOs foram outros pontos fortes do encontro.

 O tema “Otimização de infra-estrutura e recursos de TI” (apresentado pela Itautec) foi o que mais atraiu o interesse de Luiz Alexandre Galante, da Embrart  Indústria de Embalagens. Para ele, também a apresentação da Booz Allen esteve entre os tópicos de grande relevância.

 Na avaliação feita pela maioria dos participantes do evento, a troca de experiências e o networking estão entre os principais focos de interesse. E isso se confirma na opinião dos executivos de TI da Procuradoria da República do Paraná, Deni Schwartz Filho e Alexandre Saadi. Eles consideraram excelente, também, a oportunidade de relacionamento com os colegas dos setores público e privado.

 Os temas escolhidos pelos demais patrocinadores -- Simpress, com a evolução do outsourcing de impressão, e a Datasul, com o case da Denso sobre gerenciamento eletrônico de documentos – foram também avaliados pelos participantes do evento como de grande interesse. Da mesma forma foi recebido o workshop de apoio à carreira sobre como eliminar crenças limitantes, apresentado pelo executive couch Renato Ricci.  

Os resultados da pesquisa CIO sobre o mercado de TI no Paraná foram apresentados e debatidos com os participantes, que puderam comparar esses resultados com outras capitais brasileiras onde o evento se realizou. O CIO IT Focus Curitiba foi o último evento regional deste ano, promovido pela revista CIO, que já esteve em Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília.

 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail