Home > Carreira

Avalie suas habilidades, não espere a crise

Para especialista, profissionais de TI com cinco anos de experiência já devem começar a desenvolver habilidades gerenciais

Marina Pita

30/11/2007 às 19h46

ability_int.jpg
Foto:

Os profissionais de TI tendem a iniciar a carreira com um ótimo nível técnico, mas com dificuldades nos aspectos não-curriculares. De acordo com o CEO da Thomas International Brasil e Vice-Presidente de Operações da Thomas International Latinoamericana, Victor Martínez, é preciso identificar o momento de reavaliar suas qualidades para seguir construindo uma carreira sólida.  

Para o especialista em avaliação de perfil para cargos de direção, um profissional com cinco anos de carreira já precisa começar a se preocupar com uma formação pessoal para além das exigências técnicas. “As empresas realmente ainda contratam em razão das habilidades técnicas, mas demitem por problemas comportamentais. Qualquer profissional que pretende continuar crescendo na hierarquia de uma organização precisa ter isso em mente”, diz Martínez.  Para ele, é muito comum que os profissionais saibam o quê precisa ser feito, mas não como realizar a tarefa dentro da cultura interna da empresa.  

Para reconhecer as habilidades que faltam, MArtínez sugere que o profissional se faça a seguinte pergunta: Onde estariam as minhas falhas se eu fosse dono de meu próprio negócio? “É preciso ser muito sincero quando estiver se questionando. Assim, ele pode procurar uma consultoria, fazer terapia, viajar para a Índia, tanto faz, contanto que conheça suas limitações e saiba onde é preciso centrar esforços”.

Para ele quatro pontos são essenciais para que o profissional deixe de ser visto como um técnico e passe a ser visto como executivo:

1- Habilidade para se relacionar
2- Saber vender, porque um executivo precisa, pelo menos, vender idéias
3- Assertividade. Capacidade de afirmar e de aceitar, por exemplo, cobranças.
4- Mobilidade, reagir rapidamente a mudanças bruscas.

Segundo ele, a maioria dos profissionais somente levanta a cabeça para olhar além de seu umbigo na crise dos 40 anos, quando começam a se perguntar o que farão do resto de suas vidas. Mas o ideal, seria começar a pensar sobre isso o quanto antes.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail