Home > Carreira

Existe TI sem tecnologia?

Os líderes de TI precisam saber sobre negócios, mas podem abrir mão de entender de tecnologia?

Susan Cramm

23/11/2007 às 13h08

balance_int.jpg
Foto:

Estou começando a ficar preocupada sobre o futuro de nossa profissão. Qualquer um que já tenha trabalhado comigo sabe que sou uma otimista incurável, mas ando pensando sobre como poderemos liderar as áreas de tecnologia em um momento em que a maior parte dos líderes de TI não sabem quase nada sobre ela.
Experimente o seguinte: da próxima vez que você estiver em um grupo de líderes de TI, descubra quantos têm formação em informática. O resultado sera assustador!
Eu fui parte da primeira onda de propagadores da importância de os executivos de TI adquirirem conhecimentos de negócios. Mas a balança pesou demais para esse lado e acabou nos derrubando.
Muitos “líderes” de TI são um pouco de muita coisa e muito de nada – ou seja, não somos nem homens (e mulheres) de negócios e nem técnicos.Todos sabem que o segedo da liderança de TI requer habilidade de conhecer os detalhes e saber reconhecer quando os fornecedores tentam te enganar.
Liderança não é a ausência de fraquezas, mas a presença de forças claras. É o momento de fazer da tecnologia uma competência essencial para os líderes de TI. Alguém aí gostaria de se inscrever para um hands on sobre Java, .NET, SOA, SaaS, BPM, virtualização ou algo do gênero.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail