Home > Tendências

Redes wireless vão entrar na indústria

Segundo avaliação de especialista na área, a definição de padrões deve estimular adoção

CIO

12/11/2007 às 19h07

Foto:

A fase final da padronização de redes wireless pode significar um grande avanço na implantação da tecnologia em 2008. A avaliação é de Jorge Ramos, gerente comercial da Converteam Brasil. Segundo ele, a Petrobrás, por exemplo, deve passar a usar a solução em suas plataformas.

“Hoje ainda há muita polêmica no mercado quanto a padronização do sistema wireless, além das questões  relacionadas à confiabilidade e segurança da aplicação para controle de processos”, explica Ramos, diretor de publicações da ISA Distrito 4, que será moderador da mesa redonda  sobre o tema no ISA Show.

Promessa de revolução no ambiente industrial, as redes Wireless causam controvérsia entre profissionais de automação. “A falta de padrões técnicos deixa as empresas inseguras, incertas com a perspectiva de ficarem nas mãos de um ou outro fabricante,” explica Ramos. MAs, para ele, a definição de alguns padrões técnicos e a aproximação da fase de conclusão de outras, deve ser um grande inventivo para a adoção da tecnologia no ano de 2008.

Pesquisa realizada recentemente nos EUA (Intech), com mais de 200 plantas, fábricas e unidades de produção, demonstrou que 57% dos entrevistados vai adicionar mais comunicação wireless no ano que vem em suas plantas, e praticamente todos (84%) vão optar por algum tipo de expansão wireless nos próximos 3 ou 5 anos.

Para Ramos, a solução traz muitas vantagens para a indústria: reduz o tempo de instalação e melhora a segurança, por exemplo, já que elimina uma quantidade grande de cabos. “Certamente os up-grades serão wireless. As plataformas da Petrobrás, por exemplo, terão essa solução,” conclui Ramos.

O ISA Show 2007 acontece entre os dias 27 e 29 de novembro, em São Paulo. A Mesa Redonda Wireless será no dia 28, às 17 horas, e contará também com as presenças de Ian Verhappen, membro do comitê da norma ISA SP 100 para definição de padrões para tecnologia wireless; Jim Aliperti, diretor de Vendas da Honeywell e Augusto Passos Pereira, gerente de marketing da Yokogawa América do Sul. 
 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail