Home > Gestão

Seguradora aposta em software nacional para gerir riscos

A Mitsui Sumitomo adotou solução da Crivo e garantiu economias de 168 mil reais ao ano

Vinicius Cherobino, do ComputerWorld

08/11/2007 às 12h05

Foto:

A seguradora Mitsui Sumitomo está apostando na solução da empresa brasileira de software Crivo para criar um repositório central de informações para decisão.

Na prática, o software vai percorrer as várias bases de dados internas e externas procurando dados de possíveis clientes dentro de todas as áreas da seguradora, não apenas a de automóvel, que já está operando. De acordo com Arildo Bertan, superintendente de TI da empresa, a empresa vai ter a nova estrutura operacional até o final do ano.

O relacionamento entre as duas empresas começa em 2004. Na época, a Mitsui atuava com uma equipe interna para definir os riscos antes de aceitar uma proposta de seguro de automóvel, o mais delicado e com maior número de ofertas.

“As pessoas percorriam sites, buscando cadastros financeiros, histórico de sinistro, entre outras questões. Não havia confiança nos dados, nem controle”, relembra Arildo Bertan, superintendente de TI da empresa. Ele acrescenta: “o nosso prazo para dar a resposta é de 15 dias. Se ele vencer, a seguradora é obrigada a aceitar a proposta, independente do risco relacionado”.

Ao adotar a solução automatizada da Crivo, que realiza pesquisas customizadas de informações em bases gratuitas e pagas, a Mitsui verificou uma melhoria sensível nos dados obtidos, além da redução do tempo de resposta. “Foi uma mudança impressionante. De dois a três dias, a resposta passou a ser dada no máximo em um minuto e meio”, conta.

Um dos destaques da Crivo, aponta Bertan, está no custo inicial zero para a implementação da ferramenta. “Eles nos cobram por resultado, independe da quantidade de pesquisas ou bases de dados investigadas”, relata.

Com a ferramenta automatizada, a empresa teve 19% de redução de custos por consulta, de 15,60 reais para 12,64 reais, o que representa uma economia de 168 mil reais ao ano. A taxa mensal para a utilização da solução está em torno de 5 mil reais.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail