Home > Carreira

Neste momento, você pode estar perdendo um líder

Características fundamentais para um bom líder são, geralmente, um problema no início da carreira. Profissionias com esse potencial geralmente são sufocados. Fique atento

Marina Pita

08/11/2007 às 11h14

Foto:

Os líderes geralmente são pouco organizados e disciplinados, precisam sempre de um novo desafio e têm dificuldade de manter a atenção por muito tempo em uma mesma coisa, o que significa que raramente conseguem completar projetos. 

Imagine se você encontrar essas características em um novo funcionário. Provavelmente vai achá-lo irresponsável, sem foco e chato demais por estar sempre questionando as regras da organização. Ou seja, é muito fácil que você simplesmente não note o potencial para liderança de alguém com essas características. 

A avaliação é do presidente da Caliper no Brasil, José Geraldo Recchia. Segundo ele, muitos líderes são simplesmente sufocados pelas empresas, principalmente por aquelas que atuam em setores tradicionais da economia, como indústria. 

Segundo levantamentos da consultoria, as características de pessoas com potencial de liderança – propensão a riscos, senso de urgência, pouca minuciosidade, facilidade de relacionamento e ego dilatado - geralmente causam problemas a elas no início da carreira. 

Recchia adverte que os gestores precisam ficar atentos a pessoas com essas características mesmo fora do trabalho, por exemplo, “se eles estão sempre rodeados de pessoas, se sempre conseguem levar a equipe para o happy hour e coisas semelhantes”. 

Assim, você evita perder um excelente sucessor. Mas Recchia lembra: potencial de liderança sem uma formação sólida não funciona, por isso, apóie esse novato e acompanhe seus passos.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail