Home > Carreira

Perfil do líder brasileiro

Consultoria aponta as áreas que profissionais brasileiros ainda precisam estimular, como a empatia e a capacidade analítica

Marina Pita

08/11/2007 às 11h26

lidbras_int.jpg
Foto:

O líder brasileiro é muito bom em relacionamento interpessoal, mas no quesito empatia, tem muito o que aprender com os norte-americanos. O brasileiro, em geral, têm menor capacidade de se colocar no lugar do outro, segundo pesquisa da Caliper Brasil com 223 CEOs e diretores no país.

No entanto, essa é uma característica importante para um líder, principalmente aqueles que pretendem sair do círculo nacional. Portanto, uma área que precisa de investimento, segundo avaliação de José Geraldo Recchia, presidente da Consultoria..

De acordo com o levantamento, os líderes brasileiros são mais criativos para resolução de problemas, quando comparados ao restante da população, do que os norte-americanos. No entanto, são pouco analíticos. “Eles tendem a basear-se mais em seus "instintos" do que nas pesquisas de fatos. Isso pode parecer benéfico quando estiverem elaborando planos estratégicos, mas quando estiverem exercendo funções burocráticas/menos complexas, outras pessoas poderão não apreciar o estilo não tão estruturado e detalhado de trabalho deles”, afirma Recchia.

CIO
No caso dos CIOs, Recchia aponta uma tendência para dificuldade de relação interpessoal, uma característica imprescindível para CEOs. “Esses profissionais tendem a ser desenvolvedores, são mais centrados, o que pode ser uma barreira para a liderança. Além do mais, muitas empresas, principalmente as brasileiras, acabam escolhendo os melhores técnicos para cargos de direção, o que pode ser ótimo em alguns aspectos, mas requer também cuidados por conta da tendência das pessoas com esse perfil propenso à dificuldade de comunicação”, diz.

Ele explica, para a felicidade de muitos aspirantes a CIOs e CEOs, que formas de melhorar a comunicação e as relações interpessoais podem ser ensinadas, apesar de que nunca estarão no campo de total conforto.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail