Home > Gestão

DASA economiza R$ 3 mi terceirizando impressão

Contratação de software de contabilização fez com que o número de páginas impressas caíssem de 1,1 milhão para 700 mil

Marina Pita

01/11/2007 às 17h54

print_inter.jpg
Foto:

A terceirização da área de impressão da Diagnósticos da América (DASA) resultará na economia de US$ 3 milhões por ano a partir de 2008 no Brasil, quando todas as marcas nacionais da empresa passarão a utilizar esse modelo. O custo por página foi reduzido em 45%, sendo que a DASA imprime 5 milhões de páginas por mês.

Uma das razões para tamanha redução de custos de impressão da prestadora de serviços foi a contratação de um software de contabilização. “Somente na primeira semana, reduzimos o número de impressões. Saímos de uma média de 1,1 milhão em cerca de dez dias para 700 mil nesse período, somente porque nossos 10 mil funcionários souberam que teríamos controle das impressões por centro de custo,” explica Paulo Palaia, diretor de TI da empresa.

Ele ainda firmou um contrato de SLA (acordo de nível de serviço, em português) que faz com que a empresa contratada, a Star Outsourcing, tenha de resolver qualquer problema nas impressoras em até quatro horas. “Baixamos muito o tempo para re-estabelecimento da impressora. Consta no SLA que caso a terceirizadora atrase mais de 10% dos chamados, começam os descontos na fatura. Até o momento, porém, apenas dois chamados não foram atendidos fora do limite - sendo que o projeto teve início em novembro do ano passado - o que Palaia considera normal, principalmente no período de adaptação.

A DASA ainda conseguiu liberar 10 profissionais de TI que trabalhavam em campo, dando suporte às impressoras, uma ótima medida para motivar a equipe, segundo o diretor de TI.

Mas talvez o maior trunfo de Palaia, que está na DASA há 14 meses, foi desmistificar a terceirização. Ele compreendeu que havia obtido êxito quando o conselho de administração parabenizou a equipe de TI por mudar o conceito de terceirização na empresa. “Mostramos que a terceirização feita com cautela e com parceiros comprometidos pode sim trazer ótimos resultados.”

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail