Home > Tendências

Equipamentos para mobilidade alcançarão US$ 8,2 bi em 2010

Crescimento da base de clientes de celular em todo o mundo impulsionam o setor

ComputerWorld

01/11/2007 às 13h03

Foto:

As operadoras de telefonia móvel e as companhias de transporte de dados devem gastar cerca de 8,2 bilhões de dólares em equipamentos em 2010, quando as redes Ethernet de cobre e fibras serão a parte de maior impulso, disse a Infonetics Research em um relatório.

Segundo o estudo, os três motores do crescimento são o rápido crescimento no número de assinantes de telefone móvel no mundo, que deve crescer de 2,6 bilhões em 2006 para 4,2 bilhões em 2010, a acirrada competição, que força a as operadoras a atualizar seus equipamentos e sua capacidade de rede para garantir a oferta de novos serviços, e uma explosão em uso de dados e vídeo pelo celular, que exige cada vez maior largura de banda.

"2008 será o ano da adoção do transporte IP/Ethernet e 2009 será o pontapé inicial da revolução Ethernet móvel", disse Michael Howard, analista principal da Infonetics Research. Segundo ele, a Ethernet respondeu por apenas 1% do total de equipamentos para transporte de dados em 2006, mas esse índice deve crescer para 21% até 2010.

As vendas de equipamentos para transporte de dados devem crescer a taxas de 210% ao ano nos últimos cinco anos, segundo a pesquisa. Por isso, o instituto avalia que o número de conexões first mile móveis devem dobrar de 2005 a 2010.

De acordo com a pesquisa, muitas operadoras na Europa, e algumas na América do Norte e Ásia/PAcífico, planejam usar pacotes de transmissão de dados Ethernet sobre DSL graças aos preços baixos do DSL, além da maior disponibilidade e confiabilidade.

A região EMEA, que compreende Europa, Oriente Médio e África, deve responder por 42% de toda a receita com venda de equipamentos de transporte de dados fisrt mile em 2007, enquanto a Ásia/Pacífico vai responder por 37%  , América Latina e Caribe, 14%, e América do Norte, 6%, diz a pesquisa

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail