Home > Tendências

WiMax x 3G

Pesquisa da Infonetics Research mostra a aproximação entre as duas tecnologias de banda larga móvel no mercado corporativo americano

29/10/2007 às 14h32

Foto:

De acordo com um estudo da Infonetics Research, a adoção de tecnologias de banda larga sem fio no mercado corporativo americano caminha para um equilíbrio.

Segundo a pesquisa, que envolveu tanto pequenas, médias e grandes corporações dos Estados Unidos, os serviços de dados pela terceira geração de telefonia celular serão adotados por 17% das companhias, enquanto a adoção do WiMax atingirá 11%.

O estudo também detectou que redes wireless LANs serão adotadas por 73% das organizações americanas até 2011, enquanto a tecnologia metropolitana WiMesh será usada por 11% delas.

"A mobilidade é amplamente vista pelos usuários corporativos como uma parte fundamental de sua estratégia de comunicações e as redes wireless são uma parte intrínseca de toda a infra-estrutura", disse Richard Webb, analista de wireless da Infonetics, no comunicado distribuído à imprensa.

Entre os serviços que se destacam na adoção de redes wireless está a videoconferência, hoje usada por 25% das companhias que responderam à pesquisa em 2007, mas cuja intenção de uso levará o porcentual para 34% em 2009.

Outra aplicação é em sistemas de vigilância e inspeção por vídeo, hoje usados por 24% delas, número que deverá subir para 32%, assim como VoIP, cuja adoção crescerá de 18% para 29%.

O uso de VoIP sobre redes wireless LAN deve dobrar de 12% em 2007 para 25% até 2009, de acordo com a pesquisa. O estudo da Infonetics ouviu 450 entrevistas com 200 pequenas companhias, 150 de porte médio e 100 grandes corporações dos Estados Unidos.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail