Home > Gestão

10 dicas para uma estratégia de BI bem sucedida – parte 2

Pesquisa da Forrester Research aponta os melhores caminhos. Veja as outras dicas

CIO - EUA

25/10/2007 às 21h20

Foto:

Leia as primeiras cinco dicas aqui

6- Decida entre comprar ou construir o modelo de análise de dados
Uma regra não serve para tudo. Em geral você pode obter benefícios com um modelo industrial específico se você tem um ambiente de TI mais homogêneo – como um ERP, um sistema CRM. Observe a escalabilidade e a flexibilidade de hierarquia.  Empresas mais complexas podem ser beneficiadas com a customização, no entanto, você pode considerar começar com um modelo padrão como guia.

 7 – Considere todos os componentes de BI
Componentes que afetam o sucesso da implementação de BI são: metadados, integração de dados, qualidade de dados, modelagem de dados, análises, gerenciamento métrico centralizado, apresentações, portais, colaboração, gerenciamento de conhecimento e gerenciamento de master dados. Certifique-se de definir a arquitetura para todas as camadas de BI; até aquelas que não fazem parte da estratégia de BI , elas afetarão o sucesso da implementação.  

8- Escolha um sistema integrador
Implementação de BI requer um parceiro com muita experiência. Evelson diz para estar preparado para gastar de US$ 5 a US$ 7 em serviços por cada US$ 1 de software e cuidado: Não terceirize os ajustes finais de BI. O processo requere um alto grau de colaboração entre usuários, analistas e desenvolvedores.  

9- Pense em “acionável” e em “pequenos passos.”
Escolha um usuário final, analista de negócio e desenvolvedor para criar a primeira prova do conceito em alguns dias. Escolha alguns indicadores de performance chaves, e então adicione novos dados nas próximas semanas.  

10- Escolha algo simples para começar.
Evelson recomenda escolher componentes de alto valor, mas simples para começar. Por exemplo, dados de análise de vendas podem trazer alto valor e têm uma série de modelos no mercado com as melhores práticas.

 

 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail