Home > Carreira

Blindagem de executivos

Contratos de blindagem são cada vez mais comuns e ajudam a preservar o patrimônio e a imagem de executivos diante de crises como a da Cisco

Marina Pita

22/10/2007 às 18h10

Foto:

Um tipo de contrato muito comum no caso de executivos estrangeiros transferidos para o Brasil, que define a resposta da empresa em casos de crise como, por exemplo, em caso de seqüestro, poderia ter amenizado o impacto na imagem de funcionários da Cisco por conta da recente denúncia de sonegação fiscal, segundo análise de Patrícia Peck, advogada especialista em legislação digital.

 

“A blindagem legal de executivos visa, entre outras coisas, a proteção de seus bens em casos de denúncia decorrênte de decisões da empresa. Além disso, define quais medidas a empresa deve tomar para preservar sua imagem, como oferecer assessorias de imprensa e jurídica e controlar a divulgação do nome do executivo na mídia,” diz Peck.

De acordo com a advogada, as empresas crescem com a agenda de um executivo bem relacionado, com seus contatos, de forma que é importante estabelecer também um contrato para preservar essa imagem. 

 

Algumas corporações chegam a contratar instituições para gerenciar o nome do executivo na rede mundial de computadores e oferecem criptografia das informações nos dispositivos móveis. Esses são alguns dos serviços que precisma ser definidos em contrato.

 

“Com recursos como orkut, blogs e outros meios de comunicação que propagam informação em alta velocidade, é importante determinar como e com que rapidez a empresa deve responder a um boato,” afirma Peck.

Segundo ela, no Brasil, a coisa é ainda mais complicada porque antes mesmo de concluída a apuração, as pessoas já são tachadas de criminosas. “Existe uma linha tênue entre sonegação fiscal e planejamento tributário. Mas, se a empresa não responder rapidamente a uma acusação, informando clientes, investidores e parceiros, a imagem do executivo pode ficar seriamente arranhada,” diz.

 

O aumento do número de empresas de capital aberto no Brasil, tem elevado o número de contratos desse tipo.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail