Home > Gestão

Governança gira R$ 3,5 bilhões por ano

Segundo a coordenadora do grupo de atualização do ITIL, Sharon Taylor, gastos estão relacionados a consultoria, produtos e educação

Camila Fusco, do COMPUTERWORLD

17/10/2007 às 10h57

Foto:

Os gastos relativos a governança de TI atingem cerca de 3,5 bilhões de reais por ano, segundo estimativas da especialista e coordenadora do grupo de atualização do ITIL, Sharon Taylor.

Em visita ao Brasil para o itSMF Brasil Conference 2007, a executiva revelou que os gastos estão relacionados principalmente a consultoria, produtos e educação.

“A lei fiscal norte-americana Sarbanes-Oxley foi um grande catalisador para a disseminação de frameworks como ITIL e Cobit”, ressaltou.

Em termos de maturidade de adoção, a executiva enfatizou especialmente a região da Ásia e Pacífico, seguida pela Europa, Escandinávia e Oriente Médio.

“Especialmente na região da Ásia e Pacífico existe uma cultura consistente de cumprir com padrões internacionais. Nesse sentido, os frameworks são bem recebidos”, comenta a executiva.

As Américas do Norte e do Sul estão no fim da lista de maturidade em relação à adoção dos frameworks, na avaliação da executiva, embora isso não seja de tudo ruim. Segundo Sharon, a realidade deve mudar em um período de três a cinco anos, quando a região – especialmente o Brasil – poderá encabeçar a lista de integração em relação às melhores práticas.

Indícios de que a governança de TI vêm ganhando força no País estão nos números registrados pelo próprio itSMF Brasil. Em cerca de dois anos, o grupo atingiu mais de 600 afiliados, empenhados em discutir o tema. “Não tenho dúvidas de que o Brasil tem uma grande oportunidade para integrar sua comunidade”, destacou.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail