Home > Gestão

Aumenta prejuízo com vazamento de informações

Gartner aponta que as brechas que expõem dados confidenciais custarão cerca de 20% a mais a cada ano até 2009

ComputerWorld Reino Unido

16/10/2007 às 12h08

Foto:

O valor perdido pelas empresas que sofrem vazamento de dados críticos está aumentando ano a ano. De acordo com John Pescatore, vice-presidente de pesquisas do Gartner, o maior risco que as organizações sofrem são os ataques focados (targeted attacks), que criam pragas para roubar informações específicas de determinada empresa. Ele acrescenta: “crimes como phishing e roubo de identidades estão causando alta nos ataques com ‘credenciais’, nos quais o cracker invade usando credenciais legítimas de um usuário”.

Até 2009, defende o analista, os prejuízos com perda de dados vão crescer cerca de 20% ao ano. “É cada vez mais comum os ataques em que alguém de fora está dentro da rede de comunicações. Ser capaz de bloquear isso é muito importante para evitar roubo de dados”, alerta Pescatore.

O instituto afirma que é importante garantir que as estratégias de segurança reduzam o custo de ligar com ataques massivos, para que os recursos sejam dedicados para a nova onda de ataques. O Gartner afirma que o gasto médio em segurança está em 5% do orçamento de TI, enquanto são dedicados 7% em recuperação de desastres.

Ao destacar que os investimentos em prevenção de intrusos, gestão de vulnerabilidades e gestão de acesso à rede (NAC) se pagaram, o executivo ressalta que há pouca ou nenhuma correlação entre as organizações que gastam mais em segurança e as que estão mais protegidas.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail