Home > Tendências

SAP compra Business Objects por US$ 6,78 bilhões

Alguns meses depois de a Oracle anunciar a compra da Hyperion, a aquisição responde, segundo o CEO da SAP, à demanda dos clientes por sistemas integrados

08/10/2007 às 12h04

Foto:

Em uma iniciativa para acelerar seu crescimento na esfera de business intelligence, a alemã SAP anunciou a aquisição da Business Objects por cerca de 4,8 bilhões de euros, ou 6,78 bilhões de dólares.

Os planos da aquisição foram divulgados na noite de domingo (07/10) e a intenção da SAP é complementar suas ofertas de gestão empresarial com sistemas de monitoramento em tempo real.

Os conselhos de ambas as companhias já aprovaram a aquisição, afirmou o CEO da SAP no domingo, Henning Kagermann.

"Os clientes têm pedido sistemas integrados e com processos completos. O maior motivador foi, sem dúvida, o crescimento desses novos negócios", afirmou.

Existem algumas sobreposições nas ofertas, reconheceu o CEO da SAP, mas "existem oportunidades que não existiriam nem com uma grande reestruturação", disse.

A Business Objects continuará a operar de maneira independente da SAP, segundo seu CEO, John Schwarz. Ainda de acordo com ele, nas próximas versões de seu software, a companhia terá mais integração com produtos da alemã.

A movimentação vem depois de a principal rival da SAP, a Oracle, ter agido também na esfera de business intelligence, com a aquisição da Hyperion.

A SAP ofereceu 42 euros por ação da Business Objects, 20% de valorização frente ao preço de fechamento das ações na última sexta-feira (05/10). A companhia alemã pretende manter ações nos mercados francês e americano, onde a Business Objects já mantém escritórios.

A expectativa é encerrar a transação até o primeiro trimestre de 2008.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail