Home > Tendências

O melhor do open source em armazenamento

As principais escolhas de arquivos de sistemas, de servidores, softwares de armazenamento de rede e ferramentas de benchmarking

InfoWorld/USA

05/10/2007 às 13h39

Foto:

Combinar open source e storage na mesma sentença costumava ser o sinal do começo de um venenoso riso forçado. Mas não é mais. A disponibilidade de software gratuito e aberto é uma verdade hoje para armazenamento, tanto quanto para sistemas operacionais e aplicações.

O futuro do software de storage de código aberto parece ainda mais claro, considerando desenvolvimentos recentes como o OpenSolaris da Sun e o projeto Aperi, um esforço peso-pesado para criar uma suíte em código aberto para aplicativos de aplicativos para gestão de armazenamento.

Liderado pela IBM, o Aperi também tem o suporte de outros fabricantes-chave de storage, incluindo a Brocade, a Cisco, a Computer Associates, a Emulex, Fujitsu, LSI Logic, NetApp, Novell e Yotta Yotta.

Por que esses fabricantes dividem seus esforços de desenvolvimento de software com uma comunidade de código aberto? Certamente, não há duvidas de que eles querem alguma coisa em troca – mais usuários, mais controle sobre o desenvolvimento da tecnologia e sobre os padrões. No entanto, presentes em forma de software de código aberto são bem-vindos em um mercado fragmentado como o de storage em padrões que trabalham bem para hardware mas não parecem se aplicar em software.

Storage precisam de menos escolas de tecnologia e mais padrões reais. Open source e a comunidade de desenvolvimento têm o potencial de fazer isso. Mas o open source também tem o potencial de virar ao avesso o mercado de storage. Apesar do número de fabricantes e soluções de storage no mercado hoje, voce vai encontrar um pequena diferenciação em hardware. Na verdade, muitos fabricantes dividem a mesma base de hardware e rodar seus software de gerenciamento em cima. Alguns fabricantes nem mesmo oferecem hardware, optando por usar servidores commodity como suas plataformas físicas. No entanto, um drive Ultra 320 SCSI não é exatamente raro. A saída pode estar em otimizar o que se tem com sistemas de código aberto.

Dito isso, vamos em frente com nossos prêmios. Nosso primeiro prêmio de storage vai para o ZFS, ou Zettabyte File System, apresentado com Solaris 10 e disponível pela comunidade OpenSolaris. O NFS não está morto ou obsoleto (na verdade está ainda melhorando, com a versão 4 em andamento), mas eventualmente a NFS terá de encontrar um caminho para o ZFS.

A ZFS tem tantas características de inovação que pode levar um tempo antes que os administradores de storage possam colocar suas mãos nele. Imagine nunca ter de checar seus sistemas para a integridade dos dados porque isso é garantido pelo arquivo de sistemas. Acrescentando o gerenciamento da lógica de volume e gerenciamento RAID, e depois aumentar a capacidade em dimensões galácticas, um seguido de 21 zeros. Em resumo, a ZFS esconde detalhes sujos da administração de storage e isso pode escalar até tão longe quanto isso for fisicamente possível de acontecer. Assim como observamos em nossa revisão, a ZFS é o melhor arquivo de sistemas que nós já vimos e isso pertence a uma comunidade de código aberto.

++++

Só não espere encontrar isso ainda no seu Linux favorito, ainda. O FreeNAS é tido como o melhor servidor de código aberto e o FreeNAS está longe da mais madura plataforma NAS de código aberto, construída em uma base FreeBSD e apoiada por uma comunidade ativa. Provendo suporte CIFS, NFS, FTP, iSCSI, RSYNC e AFP (Apple File Protocol), sem mencionar o software RAID 0, 1 e 5, e ele cobre todas as bases NAS para storage e os armazena em uma atrativa interface de gerenciamento web.

Para entrar nesse jogo, tudo o que você precisa é um servidor e algum disco. Ainda melhor, o FreeNAS pode ser facilmente instalado em um drive Compact Flash ou uma chave USB. com isto, nenhum dos sistemas operacionais, na verdade, é situado no drive de storage, tornando-o assim menos vulneráveis a falhas no hardware. Sua performance é dependente do uso do hardware e não é provável que supere em mesmo nível um Equal Logic iSCSI SAN.

Nós também temos um software de rede storage de código aberto AoE Tools. O aumento gradativo nos desenvolvimentos iSCSI vai adicionar combustível no fogo do debate com a rival Fibre Channel nos próximos anos. Enquanto essa discussão cresce, a AoE (ATA over Ethernet) está fazendo bastantes progressos. O AoE traz a simplicidade das Ethernet sem rota para uma rede storage, movendo dados entre uma hospedagem e um equipamento alvo e com garantia de entrega. O protocolo AoE também tem o mecanismo para prevenir conflitos entre múltiplos acessos iniciantes aos mesmos dados ao mesmo tempo. A AoE Tools, um pacote de aplicações clientes AoE inclui na maioria Linux distros, e faz o AoE gratuito e fácil de desenvolver. Bem, você vai precisar de algum hardware disponível a partir dos fabricantes como o Coraid.

Nosso storage remanescente Bossies vão para o parâmetro de comparação do hall da fama do Iometer e IOzone, que ganham pelo melhor bloqueio I/O e a melhor ferramenta de arquivo I/O, respectivamente. Incontáveis milhares de administradores – ou mesmo muito mais de acordo com as estatísticas de download da SourceForge – tem usado uma ferramenta ou o outro para colocar o desempenho dos fabricantes em teste ou para simular o impacto de uma nova aplicação no sistema de storage. Fácil de usar e disponível em múltiplas plataformas, ambas aplicações são tão indispensáveis a uma compra de TI quanto uma fita de medição para um alfaiate.

Finalmente, existem algumas áreas em que nós estamos mantendo nossos olhos ligados, mas não estamos preparadas para escolher qualquer vencedor. Uma dessas é o backup e a recuperação, em que o Amanda que é bem conhecido e existem muitos a serem mencionados. Também na lista a ser observada está o NTFS Monut (Solaris), UFS Reader (WinXP), um projeto que ainda está na versão beta mas que promete quebrar a parede entre o Solaris e o Windows, permitindo a um sistema operacional o direcionamento de acesso aos recursos de sistemas de arquivo do outro. Agora, é isso sobre o que consiste a comunidade.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail