Home > Gestão

Qual o perfil ideal de um projeto de SOA?

Conheça três perfis errôneos de projetos que podem levar ao fracasso a iniciativa de SOA e também saiba quais os componentes fundamentais para criar um perfil bem sucedido

Camila Fusco

28/09/2007 às 13h09

Foto:

No processo de análise sobre quais as etapas necessárias para conduzir um projeto de SOA bem sucedido, também é necessário avaliar quais os passos incorretos que podem levar ao fracasso. Conheça três perfis errôneos de projetos – construídos com apoio de fornecedores, analistas e mesmo clientes – que podem colocar tudo a perder e também aquele que pode ser considerado o ideal.

O apressado
O projeto dessa categoria não traz análises suficientes de viabilidade, nem planejamento sobre onde a organização pretende chegar, ocasionando grande risco para as etapas seguintes. Tende a implantar várias novas tecnologias e serviços de forma desorganizada, arriscando desperdiçar milhões de reais.

Como evitar: planejamento é a palavra de ordem, por meio da análise de onde a plataforma de aplicações está hoje e quais os cenários desejados.

O cauteloso demais
Atingir o estado da arte é característica principal desse perfil. Em virtude do excesso de conservadorismo, o gestor acaba por esperar casos de sucesso que garantam um norte para o projeto. Dessa forma, pode perder o ‘timing’ para que o projeto de SOA faça a diferença em seus negócios.

Como evitar: começar a implementação em divisões menores ou com projetos-piloto é uma forma de testar SOA na prática. Assim, pode-se evitar o adiamento excessivo. Afinal, fruta que amadurece demais, cai do pé.

O transformador
Por mais que ouçam que SOA não é sinônimo de produto, muitos gestores compram muitos sistemas na intenção de transformar sua infra-estrutura para a fase da arquitetura orientada a serviços. No entanto, caem em uma das maiores contradições, já que SOA prioriza o reuso.

Como evitar: cuidado com as ofertas e lembre-se de que o planejamento cauteloso (não demais!) auxilia na decisão do que é essencial para suportar SOA.

No rumo certo
Como em praticamente tudo na TI, não existe nenhuma fórmula pré-empacotada para garantir que um projeto seja bem sucedido. No entanto, alguns conceitos básicos podem ajudar. O perfil de sucesso em SOA envolve um planejamento bem estruturado, mapeamento de processos e doses certas de relacionamento para aproveitar e aprender com as experiências do mercado. Doses certas desses fatores ajudarão a não cometer os erros dos perfis anteriores.

Dicas básicas
1.    Mapeie e entenda os sistemas e processos de negócios
2.    Veja onde sua empresa pretende chegar
3.    Desenvolva o planejamento de SOA
4.    Priorize o que as áreas que patrocinam o negócio precisam no curto, médio e longo prazo
5.    Conduza a implementação em etapas
6.    Gerencie tudo isso com avaliações periódicas, evitando erros futuros

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail