Home > Carreira

Como continuar durante uma reestruturação

É possível aproveitar um momento de mudanças na organização a seu favor

Meridith Levinson

26/09/2007 às 12h39

Foto:

O momento de reestruturação não significa necessariamente sua demissão. Apesar de a palavra sugerir cortes desesperados de custos e demissões massivas, algumas vezes um executivo pode encontrar soluções nessa situação.

Jim Ward, por exemplo, parou de apenas atuar como CIO e incorporou a função em agosto quando a companhia de transporte e logística Pacer Internacional, na qual trabalha, passou por um “realinhamento organizacional”. Assim como a grande maioria das reestruturações, o realinhamento da Pacer pretendia simplificar operações, centralizar os negócios no “core business” e encorajar a integração entre as áreas de negócio, segundo a companhia.

Jerry Wackerhagen foi promovido de VP e CIO da Cash América International para presidente de serviços de atendimento ao varejo durante um realinhamento de diretores promovido para “estabelecer controles mais eficientes e abrir caminho para o crescimento”, de acordo com a empresa. (algumas companhias trocaram a palavra “reestruturação” por uma mais sutil e gentil: “realinhamento”)

Para crescer na empresa (ou manter-se na posição) enquanto outros estão saindo (isso se você quiser continuar no mesmo emprego após a reestruturação) faça amizade com o time de líderes que serão mantidos depois de todas as mudanças, afirma Gerry McNamara, recrutador da firma de executive search Heidrick & Struggles.

Se a reestruturação é resultado de uma aquisição, McNamara diz que um CIO deve ser capaz de responder às seguintes questões sobre o objetivo da aquisição se ele ou ela quiser continuar no cargo: Quem tem o melhor sistema (e quanto tempo levará para determinar isto)? Qual o tempo necessário para migrar os dados da empresa adquirida para o nosso sistema, e quanto vai custar? “Se você for um líder de TI que entende de tecnologia e da estratégia do negócio, e tiver um bom relacionamento com os diretores da corporação, certamente será parte do time que seguirá em frente”, diz McNamara.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail