Home > Gestão

Governança de TI terá certificação específica

Certified in the Governance of Enterprise IT (CGEIT) é destinado a profissionais de governança de TI com pelo menos cinco anos de experiência e que estão encarregados da gestão

Linda Leung

21/09/2007 às 14h48

Foto:

A ISACA, entidade desenvolvedora das certificações CISA e CISM – para auditoria e segurança, respectivamente – anunciou na última semana um novo teste, dessa vez voltado para governança de TI.

Trata-se do CGEIT – , Certified in the Governance of Enterprise IT -, que é destinado a profissionais de governança de TI com pelo menos cinco anos de experiência e que estão encarregados da gestão, suporte e consultoria de iniciativas na área de TI.

Os interessados devem passar em um exame escrito, entretanto, um programa de orientação também está disponível para profissionais especializados que querem atingir a certificação sem passar no exame.

A organização também atesta que os candidatos também precisarão a aderir ao código de ética profissional da ISACA, concordar em fazer parte da política de educação contínua CGEIT e fornecer experiências profissionais de governança de TI definidas pelo comitê.

Bob Frelinger, desenvolvedor do CGEIT, afirma que a certificação não é uma forma de substituir frameworks para governança de TI, como o Cobit ou o ITIL. No entanto, ajuda a reconhecer o entendimento do candidato sobre esses frameworks e onde eles podem melhor ser utilizados.

O CGEIT é a terceira oferecida pela ISACA. A CISA - Certified Information Systems Auditor – foi criada em 1978 e já foi concedida a 50 mil profissionais. Já a CISM - Certified Information Security Manager (CISM) – foi criada em 2003 e já certificou 7 mil pessoas. 

O exame para a nova CGEIT, entretanto, não deverá estar disponível até o final de 2008. Outras informações podem ser obtidas no site da organização.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail