Home > Carreira

Perguntas e respostas sobre um novo cargo

A consultora e colunista de CIO, Susan Cramm, responde a perguntas de leitores sobre a transição entre posições no mundo corporativo

Susam Cramm

20/09/2007 às 14h27

Foto:

O aspecto mais estressante da transição é trabalhar com as expectativas dos subordinados diretos. Que dicas você daria para criar credibilidade com eles?

As pessoas gostam de ser respeitada e valorizadas. Todos querem trabalhar para alguém que os valorize, que seja competente e que tenha visão. Construir uma relação forte com os subordinados depende da dedicação do tempo necessário para conhece-los - seus objetivos, seu passado, os desafios, as paixões e as idéias. Demonstrar a sua compreensão e remover barreiras para tornar o trabalho de todos mais fácil também é importante. E respeitar o passado de cada um é a chave para construir credibilidade.

Uma pesquisa citada por você em outro artigo diz que entre 40% e 50% dos novos líderes falham. Por que?

Sucesso em cargos de liderança depende de relacionamento e do conhecimento da companhia e do segmento no qual ela está inserida. A maior parte das organizações não possuem sistemas que facilitem o processo de transição. Para novos empregados, a falta de relacionamento e credibilidade, combinada à falta de familiaridade com a cultura corporativa e de relações informais torna o período bastante complicado, mesmo para os mais experientes executivos.

Você pode me dar sugestões sobre como passar de um cargo de líder técnico para CIO? Trabalho há 15 anos em TI e tenho MBA em gestão de tecnologia e ciência da computação.

Profissionais de TI com as suas qualificações têm um amplo mercado de trabalho. Mas muitos executivos capacitados podem ser colocados de lado devido a questões relacionadas à dificuldade de construir bons relacionamentos, entregar dentro do combinado ou liderar. Um conselheiro de carreira irá ajudá-lo a entender o que te motiva, seus valores e seus objetivos, e te permitirá criar um plano para acelerar seu desenvolvimento.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail