Home > Tendências

Gartner: Novas tecnologias vão impulsionar investimentos em TI

Departamentos de TI estão vivendo o ápice do segundo ciclo de grandes investimentos

17/09/2007 às 14h08

Foto:

Executivos de TI vão investir mais em tecnologia, mas a função do departamento de TI e do CIO vai mudar radicalmente em cinco anos por causa da Web 2.0, fazendo emergir mercados e software como serviço, de acordo com a consultoria Gartner.

A demanda por TI tem aumentado e os executivos de liderança estão investindo novamente em tecnologia para aumentar a inovação e estimular o crescimento dos negócios, diz Mark Raskino, vice-presidente de pesquisa do Gartner.

Os resultados de uma pesquisa – o Gartner EXP Survey – que ouviu mais de 1,3 mil CIOs, mostra que os executivos estão otimistas e que o orçamento da TI e que os gastos vão aumentar de novo em 2007 depois de um aumento similar modesto nos últimos três anos.

“A reputação da TI entre os CEOs foi restabelecida depois do boom das .com quando os grandes projetos e gastos entre 1998 e 2002 não produziram inicialmente o rápido retorno dos negócios prometidos pela indústria da TI”, diz Raskino. “Mais tarde, houve uma economia e o orçamento de TI e os projetos planejados foram novamente cortados”, relata.

Raskino diz que a indústria atualmente está vivendo “o ápice do segundo ciclo” em torno dos investimentos de tecnologia, como CEO aguardam ansiosamente as aplicações Web 2.0 como forma de conectar os clientes e parceiros. “Esta descoberta pode surpreender alguns líderes de TI que ainda estão traumatizados com tempos passados”, acredita.

Entretanto, CEOs vão também perceber novas demandas e aumentar as expectativas entre CIOs e diretores de TI. “Líderes de TI vão ser desafiados a mudar e se adaptar e os que não podem fazer isso podem ser realocados”, afirma. Os CEOs de hoje querem que os CIOs dêem foco em três coisas: “Inovação, industrialização e internacionalização”.

Siobhan Chapman - Computerworld, Londres

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail