Home > Gestão

Os desafios do CIO

Executivos de grandes empresas brasileiras apontam quais são, em sua opinião, os principais desafios do líder de TI e revelam as estratégias para vencê-los

Thais Aline Cerioni

10/09/2007 às 12h15

alvovok_gde.jpg
Foto:

Se o trabalho estivesse restrito a manter “as luzes acesas” – ou seja, garantir que sistemas, infra-estrutura e aplicativos funcionem corretamente –, já não seria tarefa simples. Soma-se a isto, entretanto, uma extensa lista de responsabilidades e habilidades que transforma cada dia do CIO em um novo desafio.
O que se exige do principal executivo de tecnologia, hoje, envolve o desenvolvimento da visão de negócios, o entendimento do cliente final, a capacidade de liderar equipes motivadas e competentes e, claro, promover a inovação. “Se você prestar atenção a tudo o que falam sobre o CIO, vai ver que ele tem de ser quase um super-homem”, resume Alberto Wajzenberg, superintendente de organização e informática de Furnas.
Para entender quais são as questões que mais afligem os homens e mulheres de tecnologia da informação e conhecer os caminhos encontrados por eles para driblar as dificuldades e alcançar as metas estabelecidas, CIO conversou com os líderes de TI de 21 empresas de destaque no mercado brasileiro. Nas próximas páginas, conheça os desafios – e as soluções – das empresas ABN Amro, Aracruz, BM&F, BR Distribuidora, Bradesco, Fleury, Furnas, Gol, GRSA, Indiana Seguros, Leroy Merlin, Pão de Açúcar, Philips, Receita Federal, Sabesp, Serpro, Shell, Ticket, Unibanco, Vale do Rio Doce e Votorantim na visão de seus principais executivos de TI.

Resposta imediata - Formar uma equipe preparada e ágil, capaz de garantir máxima disponibilidade de sistemas e entregar aplicações no tempo demandado pelo mercado. Este é o principal desafio dos líderes de tecnologia das instituições financeiras

Planos de expansão - Empresas do setor industrial têm como foco o crescimento dos negócios. À área de TI cabe o desafio de estar preparada para suportar, com presteza e qualidade, qualquer decisão estratégica

Um outro ritmo - Líderes de tecnologia de empresas estatais enfrentam o desafio de adaptar o dinamismo da área de TI às características específicas do segmento. E sempre buscar a inovação

Processos de mudança - No setor de serviços, a revisão e reestruturação dos processos em busca de mais agilidade para atender às demanda de negócio constituem um dos principais desafios do CIO. E a resposta preferida para a questão é SOA

Preferência do freguês - Fornecer ferramentas que aumentem a satisfação do cliente, sem, jamais, esquecer a excelência operacional. São esses os principais desafios para os líderes de TI do comércio

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail