Home > Tendências

Pfizer sofre perda de dados

Gigante do setor farmacêutico confirmou que 34 mil de seus empregados correm o perigo de ter suas identidades roubadas em conseqüência do ato de um antigo funcionário

05/09/2007 às 15h06

Foto:

Está confirmado que a identidade de 34 mil funcionários da Pfizer, empresa que atua no setor farmacêutico, correm o risco de serem roubadas. A companhia admitiu que o vazamento das informações aconteceu em função da atuação de um ex-funcionário, que acessou ilegalmente e descarregou as cópias de informações confidenciais dos sistemas de informação corporativos.
A informação afetada por essa ação inclui nomes, números de segurança social (o que equivale ao documento de identidade no Brasil) fichas de nascimento, números de telefone, dados bancários e cartões de crédito.
O incidente ocorreu em algum momento do ano passado, mas não foi identificado pela Pfiser até 10 de junho deste ano, segundo assegura Shreya Prudio, porta-voz da organização. A companhia começou a notificar a existência da brecha a cada um dos afetados e, em 24 de agosto, mais de seis semanas depois de detectar a fuga dos dados.
Prudio não confirmou quando e onde se produziu exatamente a brecha e como foi descoberta, e também não explicou por que a Pfiser esperou tanto para começar a informar os funcionários.
Ainda assim, disse que as informações roubadas não parecem ter sido usadas para delitos. Esta é a terceira ocasião desde junho em que a Pfiser descobre brecha nos dados. O primeiro incidente afetou as informações pessoais identificadas de 17 mil pessoas, já que um empregado descarregava e utilizava software de compartilhamento de arquivos quebrando as políticas corporativas.
Em julho, a companhia comunicou o roubo dos laptops que continham dados confidenciais de funcionários e outras informações de propriedade da empresa. Os equipamentos portáteis foram retirados de um automóvel de um empregado que trabalhava na Axia, contratado da Pfiser.

Computerworld, Espanha

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail