Home > Gestão

Terceirização de serviços de rede em alta

Segundo estudo da IDC, os serviços de terceirização das redes de telecomunicações crescerão 14,5% ao ano no Brasil e o setor de gerenciamento de redes de dados é o mais amadurecido

29/08/2007 às 12h39

Foto:

O crescimento dos serviços de telecomunicações no Brasil deve ser de 14,5% ao ano no Brasil sobre os 971 milhões de reais que o segmento movimentou em 2006. A avaliação é do IDC, que acaba de divulgar o estudo Brazil Network Outsourcing Services 2007, e estima receita de cerca de 2 bilhões de reais em 2011.
Segundo a consultoria, a apuração de dados dos segmentos de Data Network Management, Voice Network Management e Telecom Full Outsourcing – em que foram entrevistadas aproximadamente 20 empresas fornecedoras dos serviços, entre operadoras, fabricantes e integradores – mostra uma maior disposição do mercado em entregar o gerenciamento de sua infra-estrutura a terceiros.
Com mais tradição e maturidade, a IDC diz que os serviços terceirizados de gerenciamento de dados ainda são os mais demandados, até porque antes a dependência desses sistemas era maior.
Sobre os serviços de terceirização de gerenciamento de voz, a consultoria destaca a mudança ocorrida com a entrada da tecnologia IP, já que este mercado foi sempre guiado pelo conceito Break and Fix, com a maioria das empresas adquirindo seus ativos como PABX e terminais, por exemplo, e requisitando, quando necessário, a manutenção reativa aos prestadores de serviço.
Com a telefonia IP, a busca pela maximização do desempenho e da confiabilidade da rede aumenta, e as empresas usam cada vez mais os serviços de gerenciamento da rede. Segundo a IDC, uma modalidade que está sendo muito adotada é a contratação de serviços de terceirização por um valor fixo mensal que engloba tanto o gerenciamento da rede de voz quanto à renovação, manutenção e suporte da infra-estrutura.
Antes aderidos quase incondicionalmente pelos bancos, hoje os serviços de full outsourcing de telecomunicações fazem parte da rotina das grandes empresas de manufatura, varejo e serviços. Mesmo assim, esses serviços deverão apresentar as mais altas taxas de crescimento dentre as modalidades analisadas. Uma vez mais, a convergência das redes sobre uma única plataforma IP deverá ser um dos principais movimentos desse segmento, garante a IDC.
A consultoria afirma ainda que as operadoras, que dominam o mercado de serviços de terceirização do gerenciamento de dados, estão partindo agressivamente para a prestação de serviços de outsourcing de voz, ao mesmo tempo em que os fabricantes e integradores tentam abocanhar uma fatia do mercado de gerenciamento de redes de dados das operadoras. Apesar disso, as operadoras ainda concentram 55% do   mercado total de serviços de terceirização de redes de telecomunicações. 
Entre as diversas modalidades de serviços de TI, o estudo aponta que os serviços de outsourcing continuam sendo os mais solicitados pelas empresas. Em 2006 o crescimento foi de 26% em relação ao ano anterior.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail