Home > Tendências

Software como serviço pode ser bom para o CIO

Há quem veja o crescimento do modelo SaaS como sinal da redução do glamour do CIO. Na verdade, a tendência pode significar exatamente o contrário

David Rosenbaum

29/08/2007 às 12h31

arquitetura2_int.JPG
Foto:

O crescimento do interesse de empresas de todos os portes – especialmente por meio de seus executivos de negócios – em relação ao modelos de entrega de software como serviço vem criando um certo desconforto em alguns líderes de TI. De acordo com Frank Gens, vice-presidente senior da IDC, pode-se esperar bastante crescimento do mercado de SaaS e a recomendação é para se dedicar ao assunto neste momento. No entanto, o consultor alerta que esta tendência é reflexo de uma mudança do papel de TI nas companhias do futuro. Que é exatamente o que vem causando esse tal desconforto. “A TI sera a lingerie para os serviços de negócios”, conclui Gens. Certamente, não é muito glamuroso ser o responsável pela roupa íntima do negócio, certo? Porém, de acordo com o VP da IDC, esta posição é muito mais promissora que a de “guardião da infra-estrutura corporativa”. E os CIOs concordam com isto.
É claro que precisamos ser realistas e não acreditar na onda de que o modelo de software como serviço funcionará para qualquer aplicação, em qualquer empresa, de qualquer tamanho – e, na realidade, as taxas de adoção, apesar de crescentes, ainda são relativamente baixas. “Se você precisa de tudo muito customizado, não terá sucesso com o SaaS”, adverte Lloyd Hohenstein, VP de finanças, recursos humanos e comunicações corporativas da Schwab Technology.
O que me parece realmente interessante, entretanto, é como as conversas sobre SaaS – do ponto de vista de TI, sobre softwares e aplicações, integrações e segurança – vem transformando-se rapidamente em conversa de negócios, a respeito de processos e aumento do valor para a corporação. Esta é a conversa que os CIOs precisam ter e que, cada vez mais, é a conversa que estão tendo.
Você já começou a pensar assim?

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail