Home > Tendências

Virtualização é prioridade para gestores de TI em 2007

Pesquisa do Gartner aponta que virtualização será uma das mais importantes estratégias até 2011. Em 2009, mais de quatro milhões de máquinas virtuais estarão operando

Por Luciana Coen, do Computerworld

21/08/2007 às 16h45

Foto:

Virtualização será uma das mais impactantes tendências no cenário de TI em aproximadamente quatro anos. "Por enquanto, se fala em virtualização de servidores, mas logo se verá em armazenamento e aplicativos", prevê o vice-presidente de pesquisas e analista de virtualização e comunidades virtuais David Cappuccio.
As vantagens da virtualização estão claras: melhora a utilização (em servidores, aumenta de cerca de 20% de uso para mais de 70% de uso), reduz custos, cria otimismo e aumenta a velocidade na troca de aplicativos, que passa de meses para horas.
Por outro lado, ainda há pontos a serem observados como desvantagens. A pior de todas é que encoraja o que eles estão chamando de "sprawls" (que em inglês tem o sentido de ser esticado ou aumentando não exatamente de maneira natural, e sim forçada). A área de TI começa a ser cobrada por mais servidores, já que com a virtualização tudo fica mais fácil. Cappuccio também acredita que limita a padronização.
Segundo ele, o melhor a fazer para dar suporte à ambientes virtualizados é consolidar e reduzir ao máximo a quantidade de sistemas e plataformas.
Outro ponto importante abordado por Cappuccio é a utilização de comunidades virtuais no ambiente de negócios. Até 2009, mais de quatro milhões de máquinas virtuais serão instaladas em servidores x86, o que significa cerca de 20% do total do mercado mundial.
O Gartner também acredita que a Microsoft deverá entregar um sistema com base em servidor Windows Longhorn como um novo sistema operacional até o fim do próximo ano. A Citrix deve emergir com proposta de virtualização completa para mercado de SMB até o fim de 2009. Em 2012, 80% de usuários internet farão parte de alguma comunidade, como por exemplo a Second Life. O Gartner não acredita que o Second Life em si será a comunidade dominante.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail