Home > Tendências

Orçamento de TI em 2007 deve crescer 8,3% no Brasil

O número mundial para o mesmo período é de 3,1% e na América Latina sobe para 5,4%. Virtualização é o tema principal de investimento, de acordo com pesquisa do Gartner no País

Por Luciana Coen, do Computerworld

21/08/2007 às 16h40

Foto:

De acordo com estimativas do Gartner, o Brasil terá um dos mais expressivos crescimentos em orçamento de TI no mundo, até o fim de 2007.
O orçamento mundial de tecnologia da informação deve crescer 3,1% em relação ao ano passado. Na América Latina, este número é ainda maior: 5,4% até dezembro de 2006, em relação ao ano de 2006. No Brasil, o orçamento para TI irá crescer em 8,3% no mesmo período. "Estes números se confirmarão e no ano que vem TI crescer ainda mais", afirma o analista e vice-presidente emérito do Gartner Donald Feinberg.
A tecnologia considerada mais importante por CIOs de acordo pesquisa feita pelo Gartner no Brasil é virtualização, que no ano passado figurava em nono lugar. Segurança, que durante cinco anos consecutivos foi a prioridade número um, passa a ser a quinta no ranking.
"Existe uma percepção mundial de que segurança baixou em prioridade. Talvez estejamos em um período mais tranquilo. Mas não vai durar", ressalta Ray Wagner, vice-presidente de pesquisa especializado em segurança. De acordo com Wagner, os ataques agora têm sido mais específicos. No entanto, ele acha que o "cybercrime" deve aumentar consideravelmente nos próximos anos, até 2010.
Gerentes de tecnologia da informação e a indústria devem ter os seguintes panoramas em mente: do ponto de vista de usuários, é preciso melhorar o controle de acesso à rede e a gestão de identidade. Do ponto de vista de ataques externos, é preciso ter políticas de prevenção à instrusão e gestão de vulnerabilidades.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail