Home > Carreira

Como o blog pode alavancar sua carreira

Pessoas são muito mais do que os cargos que possuem. Seus interesses e habilidades profissionais podem ser o diferencial para garantir uma vaga

Margaret Locher

17/08/2007 às 13h40

Foto:

Publicar um blog ajuda você a estabelecer a credibilidade da sua empresa, demonstrar seu conhecimento em um determinado assunto ou se organizar em seus projetos. Também abre portas para um emprego. Com os blogs cada vez mais infiltrados na cultura popular, os CIOs estão descobrindo o quanto eles podem ser úteis em suas carreiras.
Os blogs são uma maneira excelente de destacar não só realizações profissionais, mas também interesses pessoais, de acordo com Rebecca Foreman, vice-presidente da Polachi, empresa de recrutamento de executivos. Pesquisa recente da Polachi revela que 67% dos executivos seniores de empresas de tecnologia nos Estados Unidos que escrevem blogs incluem informações pessoais. Foreman costuma buscar interesses pessoais alinhados com o cargo que ela precisa preencher.
Para uma vaga na Segway, por exemplo, Foreman queria alguém que fosse apaixonado por transporte. Não é algo que você coloque em um currículo, mas poderia escrever em um blog. Foreman pesquisou blogs de executivos que demonstravam interesse por ciclismo ou Harleys ou que não eram pilotos comerciais, mas gostavam de voar em seu tempo livre. “Queremos descobrir o que não está no currículo”, diz. “Uma pessoa é muito mais do que a função que desempenha em uma empresa.”
Muitos profissionais têm as habilidades necessárias, mas afinidades pessoais, como a prática de mountain bike, podem fazer de você o candidato ideal. Um terço dos entrevistados da pesquisa foi contatado por recrutadores que tinham lido seus blogs. E 80% dos executivos que escrevem blogs acham que eles os ajudam no networking profissional.
Deu certo para o novo CIO do Condado de San Diego, Bill Crowell, que escreveu sobre sua procura por emprego no blog “CIO Job Search: A Real Life Chronicle”, no site CIO.com. O blog revelou-se uma poderosa ferramenta de marketing pessoal e uma forte munição para sua bem-sucedida entrevista final com o condado.
Melhores Práticas

1. Sempre inclua seu conhecimento no assunto. Se você executou uma implementação Oracle ou migrou para entrega de software on-demand, escreva sobre isso. Os executivos de tecnologia lêem os blogs uns dos outros em busca de melhores práticas. Sabe-se lá quem poderá se beneficiar de sua experiência e que bons contatos você poderá fazer.
2. Mostre suas habilidades de escrita. Na função de recrutadora, Foreman sempre aborda as habilidades de comunicação escrita e oral, mesmo no nível executivo. Você pode ser ótimo em uma entrevista frente a frente, mas a capacidade de expressar seus pensamentos por escrito com clareza vai diferenciá-lo.
3. Não mencione política. Você poderá afastar metade da sua audiência. Por isso, atenha-se a assuntos profissionais, fale sobre seu expertise em tecnologia ou revele seu interesse, por exemplo, por esportes. Seja fiel ao tema que você escolheu para seu blog. E use as palavras-chave certas para que seu blog esteja entre os resultados das buscas por palavra-chave para o tópico.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail