Home > Carreira

Como encarar os seus erros

Todo mundo erra. O difícil é manter a calma, explicar-se e ainda aprender com a situação

Deborah Brown-Volkman

17/08/2007 às 13h51

falha_int.jpg
Foto:

Acontece com qualquer um: nós cometemos erros. Um deslize num dia crucial, como uma bobeira em um projeto, aquela reunião importante que você esqueceu, ou o e-mail de desabafo que você encaminhou, sem querer, com o chefe copiado.
Hoje, o mundo do trabalho estressante como é espera nossa perfeição. As perspectivas de lucro têm de ser maiores do que as primeiras previsões, a fatia do mercado tem de aumentar. O trabalho tem de ser rápido. Nós temos de estar na crista da onda praticamente todos os minutos do dia. É este tipo de estresse que rouba o nosso melhor e faz com que tratemos mal os subordinados, deixemos de lado e-mails sem resposta, convites sem resposta, e implementemos novas tecnologias sem os devidos testes.
Ninguém comete erros intencionalmente, mas, às vezes, eles acontecem. Ao cometer erros, precisamos assumi-los, não importa qual cargo ocupemos na organização. Por que ele aconteceu? Meus colegas irão descobrir? Eu serei demitido? São perguntas normais. Mas o que você realmente precisa nestas situações é explicar-se ao chefe de maneira clara e calma. É preciso assumir responsabilidades sobre o erro. E aqui seguem seis dicas.

1 – Prepare o seu lado da história
Antes de falar com o chefe, pergunte a si mesmo por que você fez isto? O propósito é entender o que estava errado para saber que você é capaz de fazer o certo. Você pode prevenir-se para que isto não aconteça mais? Você pode aprender com este erro? Coloque suas respostas em um papel. Liste o que o fez errar e o seu plano para consertar o que houve. Este processo é importante porque te dá objetividade e clareza. E também te prepara para a conversa. Se você estiver muito abalado emocionalmente, peça a um colega para acompanhá-lo, para que você tenha um outro ponto de vista do que ocorrer.

2 – Explique o que aconteceu
Ao falar com o chefe, deixe que ele tome a liderança na conversa. Você terá a sua chance de falar. Demonstre que você tem total consciência do erro e suas conseqüências e que não permitirá que aconteça novamente. Faça o possível para parecer o mais profissional possível. Faça uma autocrítica construtiva. Saiba que a conversa não será confortável para o seu chefe também: nunca é fácil dizer a alguém o que ela faz de errado. Tome notas. Isto irá demonstrar a seriedade com que você está encarando a situação. Na sua hora de falar, diga objetivamente o que aconteceu. Aja como um repórter que está apenas narrando os fatos. Discuta o que o levou ao erro. Não pareça desinteressado. Não pareça defensivo. Ainda, não fique repetindo a toda hora o que aconteceu. Fale uma vez e pare. Isto o prevenirá de dizer coisas que, depois, irão comprometê-lo.

++++

3 – Aprenda com o erro
Toda situação ruim carrega uma lição. Qual foi a sua? Diga a seu chefe o que você descobriu sobre você mesmo. Você aprendeu a ser um jogador melhor? Aprendeu que precisa compartilhar melhor funções e idéias com os colegas? Aprendeu que precisa checar melhor cada atitude que toma (inclusive olhando para quem está enviando e-mails)? Seja sincero. Seu chefe também sabe que isto acontece. Aproveite para mostrar que está aberto a aprender. A situação não é a mais confortável, mas seria muito pior ter uma questão mal resolvida entre vocês dois. 

4 – Mostre que ficou ainda melhor depois de tudo
Você cometeu um erro e aprendeu com ele. Como resultado deste conhecimento, você é um funcionário melhor. Você aprendeu como confrontar um problema e superá-lo rapidamente. O que você descobriu sobre você mesmo o fez ser mais valioso à corporação. Diga ao chefe que você se sente melhor, mais forte e mais rápido do que antes. Explique que será mais cuidadoso no futuro. Então, previna-se de que nada disso ocorrerá novamente. 

5 – Demonstre sua gratidão
Agradeça ao chefe pelo tempo concedido. Ele é uma pessoa extremamente ocupada e o fato de discutir com você sobre um erro demonstra que ele vê grande valor no seu trabalho.

6 – Mexa-se
Uma vez que a questão esteja discutida e resolvida, é hora de você se mexer. Mesmo que você ainda esteja aborrecido com o que aconteceu, não deve ficar repensando. Deixe o erro no passado para não atrapalhar seu desempenho no futuro. Você pode confiar em você e em suas decisões novamente. Lembre-se, quando você cai do cavalo, você deve montar novamente. Todos os grandes líderes cometem erros e este foi o seu. Ele não afetá-lo no trabalho, a não ser que você permita.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail