Home > Tendências

Pão de Açúcar leva o RFID para a ponta do varejo

Em vez de projetos na retaguarda com etiquetas inteligentes, o Grupo Pão de Açúcar criou espaço em que os usuários finais experimentam estas e diversas outras tecnologias

Luiza Dalmazo

16/08/2007 às 12h29

Foto:

Será inaugurado na próxima terça-feira (21/08) o supermercado com mais recursos tecnológicos de todo o País. O Grupo Pão de Açúcar abre as portas de uma loja no Shopping Iguatemi, em São Paulo (SP), com recursos de etiquetas de identificação por radiofreqüência (RFID), voz sobre protocolo IP, redes sem fio e outras ferramentas multimídia que integram voz, dados e imagens.
Segundo o CIO do Grupo Pão de Açúcar, Ney Santos, o projeto é o primeiro da área de inovação do setor de tecnologia da informação da companhia. “O mais interessante é que tudo o que se fala em RFID é na retaguarda da atividade da empresa e essa loja traz a tecnologia para a experiência de compra do usuário”, afirma.
O executivo admite que ainda existem empecilhos na tecnologia, porque ela funciona via rádio e há, no setor varejista, barreiras de vidro e metal nas lojas, entre outros obstáculos. “Entretanto, criamos algumas curiosidades para contornar as barreiras”, revela.
Santos também acredita que outros testes e pesquisas são importantes – o próprio Pão de Açúcar participou de um projeto piloto em RFID em estoque – mas, em sua opinião, ao proporcionar o contato com os usuários pode acelerar a obtenção de novas idéias. “Esse é um meio interessante de acelerar a evolução da tecnologia, apesar de também compartilharmos com todos nossa experiência”, diz.
Entre as atividades proporcionadas pela tecnologia está a obtenção de receitas logo que o cliente se deparar com o ingrediente na prateleira, a pesquisa de pratos que combinam com o vinho que está sendo comprado e outras novidades. "Há um quiosque multimídia em que são possíveis esta e outras iniciativas", conta, sem entrar em muitos detalhes.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail