Home > Carreira

Cinco lições sobre mudança

John Kotter, professor da Harvard Business School e uma das principais autoridades mundiais em liderança, diz que nem sempre foi fácil lidar com a mudança e revela cinco lições que aprendeu a respeito

Thais Aline Cerioni

15/08/2007 às 12h46

Foto:

Admiro Jack Welch como líder de mudanças. E aprendi muitas lições com ele. Segundo Welch, “o mundo muda em nanosegundos” e, por isso, é bom você ter certeza que é muito bom em acompanhar essas mudanças. Mudar aos poucos é bom, mas não é o suficiente. Às  vezes, uma mudança radical é do que se precisa. E é isso que líderes fazem. Olhe a história: grandes líderes respeitados até hoje estão todos associados a grandes mudanças.

Quanto mais adaptável você for, melhor. Descobri que quanto mais adaptáveis as pessoas e as organizações forem, maiores as chances de que consigam sustentar alto desempenho por um longo período de tempo. Existe uma relação definitiva entre mudança e liderança e foi por isso que comecei esta pesquisa. Eu fui físico do MIT, passei à area de engenharia elétrica e, finalmente, à economia. Depois disso, fui para a area de negócios e, em seguida, estudei um pouco de psicologia organizacional. Ao longo de minhas pesquisas, comecei a ver a relação entre desempenho e mudança. As empresas mais preparadas para mudanças eram, normalmente, as com melhor desempenho no longo prazo. E eram as que tinham melhores líderes.

Os aspectos mais básicos da liderança são funções humanas naturais. Existem passos específicos durante o processo de grandes mudanças. Esses passos tendem a ser universais, independentemente do tipo de mudança. Estão ligados à reengenharia de processos, à necessidade de mais inovação, novas estratégias de negócios, entre outros. Os passos têm de criar um senso de urgência, criar visão e estratégia de mudança, comunicar o plano e ter adesões, dar poder às equipes, alcançar alguns ganhos de curto prazo e então implementer as mudanças que pretende.

Os detalhes da liderança são situacionais.  Líderes, por definição, têm de se adaptar às situações com as quais estão lidando. Conforme as situações mudam ao longo do tempo e nas diversas culturas, estilos de liderança vitoriosos mudam também. Eu aposto que se você observer as pessoas que são grandes líderes hoje em suas corporações, eles estão fazendo coisas diferentes do que os exímios líderes de 1950 faziam. Hoje há mais diversidade em termos de gênero, culturas e raças. E os detalhes mudam, assim como o estilo de liderança.

Tenho de liderar mudanças em vários pontos da minha carreira. O que posso dizer é que se você não sabe como lidar com a mudança, boa sorte! O quanto melhor você for em observar e identificar os passos certos, maiores suas chances de ter sucesso. Em minha vida pessoal, eu sou péssimo em mudanças algumas vezes. Mas, em geral, eu tenho um apurado senso de urgência. E por isso lido bem com as grandes mudanças.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail