Home > Gestão

Três opções para cortar custos de telecom

Conhecer e controlar os gastos corporativos com telecomunicações são os primeiros passos para reduzir os custos dessa área

Galen Gruman

10/08/2007 às 13h00

Foto:

No mercado, existem cerca de 120 fornecedores de soluções para gerenciamento de gastos de telecomunicações. Entretanto, segundo análise do Aberdeen Group, apenas aproximadamente 30 deles atendem a todas as necessidades dos usuários. Os CIOs interessados encontrarão três opções:

Software licenciado. O software de gestão de análise e inventório roda nos seus sistemas. O fabricante fornece os dados normalizados de todas as operadoras que te atendem, assim você não precisa preocupar-se em traduzir cada informação para o padrão da ferramenta. Além disso, você pode checar o banco de dados de tarifas do fornecedor (do produto) para analisar se seus custos estão adequados às normas do mercado.
Software sob demanda. O fornecedor hospeda o software (e não apenas lida com os dados), customiza os relatórios e fica responsável pelas análises de rotina, assim você pode concetrar suas atenções em exceções em relação ao que era esperado, acordos de nível de serviço e planos de provisionamento.
Serviços gerenciados. O fornecedor cuida de tudo, exceto a aprovação de pagamentos. Mesmo assim, você tem acesso on-line a todas as informações e relatórios para monitoração e análise.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail