Home > Gestão

Fortaleza aposta em painel de controle da educação

Sistema de gerenciamento trará dados das 418 escolas, dos 247 mil alunos e dos 10 mil professores da rede municipal

Cláudia Zucare Boscoli

07/08/2007 às 12h50

lousa2_int.jpg
Foto:

Para facilitar a boa administração de 418 escolas, 247 mil alunos e 10 mil professores, a Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza passará a contar, a partir de outubro deste ano, com um sistema de gerenciamento que fornecerá dados como número de classes disponíveis, déficit de vagas, controle de materiais no almoxarifado, merenda escolar, rendimento dos alunos, formação dos professores e distribuição de recursos financeiros.
Adquirido junto ao consórcio entre CPqD e Instituto Atlântico, o software não apenas tornará disponível informações para facilitar a tomada de decisões, como servirá para produzir relatórios de prestação de contas à sociedade. “Queríamos um sistema confiável para basear nosso planejamento. Nossa meta é descentralizar o gerenciamento e a manutenção das informações“, afirma Davi dos Santos Lima, assessor de informática da Prefeitura.
Lima conta que, anteriormente, a Secretaria só conseguia gerenciar de maneira informatizada o desempenho dos alunos. "Com o sistema antigo, só sabíamos de evasão escolar e repetência. Agora, teremos um panorama completo", diz. Ele conta que todo o sistema roda em plataforma web e que a Prefeitura já começou a selecionar os funcionários para um período de treinamento. "Mais de mil funcionários serão treinados, dos quais apenas alguns poderão incluir ou alterar dados, emitir relatórios etc". E ressalta ainda a importância da customização para a Secretaria: "Outros sistemas disponíveis no mercado não atendem exatamente esse grau de serviço. Fomos atrás de uma solução sob medida", afirma.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail