Home > Carreira

Cinco sinais de que é hora de buscar um novo emprego

Em alguns momentos, o melhor a fazer é parar de insistir em algo que não está dando certo

Martha Heller

02/08/2007 às 12h29

lider4_int.jpg
Foto:

Se nunca é muito divertido procurar emprego, é ainda pior quando se está desempregado. Quando você está sem um emprego, está fora do radas dos recrutadores e pode ter um ar de desespero que te torna menos atraente. É muito melhor começar a procurar um novo emprego enquanto você ainda tem o seu. Aqui oferecemos cinco dicas de como perceber que é o momento de começar a procurar.

1. Você reporta ao CFO e não mais ao CEO. Uma reestruturação te colocou sob o commando do departamento financeiro. Isto é um sinal claro de que TI não é tão estratégico mais. A não ser que você goste de contra os centavos de seu orçamento, é o momento de pensar em sair.

2. Sua empresa está a venda. Se os controladores de sua emrpesa anunciam a intenção de vende-la, seu futuro tem algumas possibilidades, mas nenhuma delas muito boas. É claro que sempre existe a chance de a nova companhia formada após a venda traga uma excelente oportunidade para você. Mas é melhor ter uma carta na manga.

3. Você é um CIO que gosta de mudanças. Quando converso com CIOs que estão em busca de um novo emprego, muitas vezes eles dizem “consertei tudo e agora estou entediado”. Se você fica feliz ao colocar ordem no caos, é hora de mudar quando a situação está sob controle. Se você gosta de confusão, vá buscar outra.

4. Você odeia seu novo chefe. Para trabalgar bem, membros de uma equipe precisam ter harmonia. É muito fácil você aceitar um novo emprego porque quer trabalhar com determinadas pessoas. Mas, se essas pessoas saem, e seus substitutos têm idéias e posturas muito diferentes das suas, pode fazer sentido começar a buscar um novo emprego.

5. Sua empresa está falindo. É corajoso ficar em uma companhia que está morrendo. Você irá desenvolver muitas caracteristicas pessoais e aprender lições a ponto de escrever um livro. Mas, quando você tirar tudo o que puder da situação, comece a pensar na possibilidade de partir para uma empresa em crescimento (é bem mais divertido).

Martha Heller é diretora da ZRG, firma de recrutamento de executivos. Encontre-a em mheller@zrgroup.com.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail