Home > Carreira

Cuidado com o e-mail

Livro lista os deslizes que um executivo jamais pode cometer em suas mensagens eletrônicas

01/08/2007 às 12h14

emails_int.jpg
Foto:

Em seu novo livro, "The Voice of Authority: 10 Communication Strategies Every Leader Needs to Know" (“A voz da autoridade: 10 estratégias de comunicação que todo líder deve conhecer”, em tradução livre), Dianna Booher, CEO da Booher Consultants, lista dez coisas que você deve evitar escrever nas suas mensagens eletrônicas. Confira o que nunca fazer:

1 – Comentários negativos sobre os demais executivos da empresa. É muito fácil alguém repassar a mensagem para outro, mesmo que acidentalmente.
2 – Usar um tom muito mais formal do que quando fala, porque isso assusta.
3 – Reclamar sobre bônus ou salário. Pelas mesmas razões do item 1. 
4 – Fazer piadinhas raciais ou sexuais.
5 – Descrever detalhes bastante estratégicos de um produto, de uma licença ou de um projeto.
6 – Mentir sobre a concorrência. É um passaporte para ter problemas legais.
7 – Fofocar. Não faça isso ou, se fizer, faça pessoalmente, não por e-mail.
8 – Escrever errado. Até mesmo o Blackberry não é desculpa para escorregar no idioma.
9 – Demonstrar seu humor sarcástico. Mesmo sem deixar explícito quem é a vítima, é um grande risco.
10 – Discutir problemas pessoais. Não escreva no e-mail nada que você não queira ver estampado numa página de jornal.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail