Home > Tendências

Virtualização: você está preparado?

Estudo da Enterprise Management Associates aponta nove questões que os CIOs devem fazer antes de iniciar um projeto de virtualização de data center

Denise Dubie

25/07/2007 às 13h19

Foto:

Apesar de atrair os CIOs que querem maximizar o aproveitamento de seus data centers, a virtualização precisa ser muito bem avaliada para ter sucesso. A Enterprise Management Associates criou uma lista de “Nove questões que devem ser feitas antes de um projeto de virtualização”. De acordo coma  consultoria,  os beneficios da virtualização envolvem flexibilidade e mais dinamismo, mas uma adoção bem-sucedida depende de se ter as habilidades corretas, segurança e ferramentas de gerenciamento corretas.

1. Você tem as habilidades para suportar a virtualização? A EMA cita a falta de habilidades apropriadas como a principal barreira para adoções bem-sucedidas de virtualização. A consultoria recomenda o treinamento da equipe antes da adoção da tecnologia e a execução de projetos-piloto.

2. Você está pronto para as políticas que a virtualização pode introduzir? Mais uma vez ligada às pessoas, a questão está relacionada à estruturação das equipes de TI em silos. Alguns grupos podem ser resistentes ao compartilhamento de servidores e, por isso, a EMA recomenda a utilização de ferramentas para mensurar os benefícios da virtualização.

3. Você pensou se pode aceitar os riscos? Ao mesmo tempo em que reduz a necessidade de recursos físicos para suportar múltiplos sistemas e aplicações, a virtualização concentra muitos programas em menos e mais complexos ambientes. Ou seja, o impacto de uma falha de hardware, de erros humanos ou de problemas de suporte acaba sendo maior. A sugestão é criar planos de continuidade de negócios e de disaster recovery.

4. Como estão os sistemas de segurança? A virtualização pode criar brechas de segurança e vulnerabilidades. Os executivos de TI devem garantir a segurança das máquinas virtuais da mesma forma que fazem com os servidores fisicos e tomar cuidados extras.

5. Você tem sistemas e aplicações compatíveis? Algumas aplicações e alguns sistemas simplesmente não funcionam bem em ambientes virtualizados. Cheque o seu ambiente antes de definir o que será virtualizado.

6. Você faz planejamento de capacidade? A EMA recomenda que os departamentos de TI façam planejamentos de capacidade detalhados para ter certeza de que têm recursos de software e hardware suficientes para suportar o projeto de virtualização e não deixar que ele saia do controle.

8. Sua rede suporta virtualização? Rede e storage podem representar gargalos para a virtualização do data center. Virtualização de aplicações ou de desktops, por exemplo, não funcionam em ambientes com pouca largura de banda.

9. Seus sistemas de gerenciamento conseguem lidar com ambientes virtuais? Se a virtualização reduz o número de recursos físicos a serem gerenciados, ela aumenta a complexidade e cria questões gerenciais que podem tornar-se desafios.

10. A virtualização te ajuda a alcançar os objetivos de negócios? Talvez este seja o fator mais ignorado na corrida pela virtualização. Para medir o sucesso de uma iniciativa, as áreas de TI têm de ter bem claros os desejos da corporação em relação à tecnologia. A EMA recomenda um planejamento de longo prazo e alerta para não se usar a virtualização como uma forma de sanar problemas pontuais.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail