Home > Carreira

Brasileiros e americanos: muita coisa em comum

Pesquisa revela que perfil dos executivos das duas nacionalidades é bastante parecido

23/07/2007 às 13h26

Foto:

Brasileiros e americanos são bastante parecidos quando o assunto é liderança. Profissionais de ambas as nacionalidades possuem as mesmas características pessoais e tendem a ocupar altos cargos, independente do país em que estejam. Este é resultado da pesquisa divulgada em julho pela Caliper, empresa norte-americana de gestão de talentos.
Na primeira etapa, foram entrevistadas 281 brasileiros e depois as informações coletadas foram comparadas com outra pesquisa realizada nos Estados Unidos. O resultado mostra que ambos apresentam semelhança nos aspectos de relacionamento, resolução de problemas, tomada de decisão, organização pessoal e administração do tempo.
As principais habilidades percebidas foram: alta assertividade para expressar idéias e pontos de vista no direcionamento de equipes; capacidade de persuasão, podendo convencer e ganhar apoio da equipe em torno das metas; alto senso de urgência, favorecendo foco em resultados de curto prazo; e ousadia, não se intimidando diante de decisões de risco.
Os brasileiros ainda levam vantagem por apresentar mais rapidez e flexibilidade na tomada de decisões. “A inflação e a instabilidade levaram o líder brasileiro a lidar melhor com estas situações imprevistas, enquanto o norte-americano faz mais planos em longo prazo”, afirma George Brough, diretor de desenvolvimento organizacional da Caliper Brasil.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail