Home > Tendências

Cinco dicas para economizar energia no data center

Especialistas apontam formas de reduzir algumas despesas com energia sem fazer reformulações completas na infra-estrutura

20/07/2007 às 12h08

tech_int2.jpg
Foto:

Reduzir os gastos com energia nos data centers é umas das grandes preocupações dos gestores de tecnologia atualmente. Felizmente, mesmo as organizações mais desprovidas de recursos podem cortar algumas despesas com energia sem fazer reformulações completas na infra-estrutura.

Confira algumas dicas simples para reduzir os gastos e também diminuir o impacto da sua companhia para o meio ambiente:

1. Vença o calor. Segundo Dave Douglas,vice-presidente de eco-responsabilidade da  Sun, aumentar a temperatura do seu data center em um mísero grau pode reduzir o consumo de energia em 4% a 5%.

Aumentar a temperatura de 20ºC para 22ºC pode gerar uma economia de 15% a 20% no gasto de energia com refrigeração, segundo Douglas, mas tendo a temperatura recomendada pelos fornecedores. A Sociedade Americana de Engenheiros de Calor, Refrigeração e Ar Condicionado sugere a temperatura de 26ºC como ideal para o data center moderno.

2. Tampe furos no piso elevado. Cobrir frestas no piso elevado é uma prática fortemente incentivada. Os vazamentos podem resultar em ar frio escapando e em pontos superaquecidos. Frestas e furos podem se esconder em alguns locais, principalmente sob cabos e racks.

Robert McFarlane, presidente da divisão Interport da Shen Milsom Wilke, recomenda tapar os buracos com algum isolante improvisado, como fita seladora para canos, ou optar por algum produto pronto. Colocar painéis para isolar as áreas não utilizadas do data center também pode promover um uso mais eficiente da energia.

3. Defina zonas térmicas. Especialistas, como o vice-presidente de engenharia da Digital Realty, Jim Smith, recomendam criar corredores quentes e frios no data center, separando os espaços vagos dos espaços em que se localizam os servidores, que precisam ser refrigerados. É recomendado usar cortinas para aumentar a separação, bloqueando o espaço aberto acima dos racks.

4. Desligue alguns fios. Provavelmente você tem uma forma de identificar quais máquinas no seu data center estão de fato sendo usadas. Se não, faça um inventário. Ao determinar as que estão sem uso, tire da tomada. “Se alguém reclamar, ligue de volta”, aconselha o especialista. O resultado em economia de energia é imediato.

5. Combine elementos. Aparelhos auxiliares de economia de ar e energia ajudam a aumentar a eficiência do ambiente, segundo Amory Lovins, CEO do Rocky Mountain Institute (RMI).

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail