Home > Gestão

Vantagens para todos

Rede de supermercados do Paraná consegue contrato e preço bastante favoráveis em troca de ser vitrine para o fornecedor

Cláudia Zucare Boscoli

18/07/2007 às 13h05

Foto:

A rede de supermercados paranaense Festval inovou o modelo de parcerias para inaugurar sua mais nova loja em Curitiba. Vendendo a imagem de "loja-vitrine", conseguiu contratos bastante favoráveis para adquirir sua infra-estrutura. São oito parceiros, desde as soluções de ponto-de-venda até o piso de mármore e os balcões refrigerados. "O parceiro tem a liberdade de usar o nosso espaço como show-room, levar quem quiser para conhecer. Em contrapartida, conseguimos bons descontos", revela o gerente de TI, Jorge Mota da Cruz.
Especificamente na área de tecnologia, as aquisições foram feitas junto à Bematech, que forneceu kits completos para 14 pontos-de-venda, cada um com CPU SB5000, impressora fiscal térmica MP-2100 TH FI, dispositivos de leitura de cartão (pin-pad), teclado, leitor biótico com balança e monitores LCD de 15 polegadas. "Éramos clientes IBM, que, apesar de oferecer serviços e produtos excelentes, se tornou uma marca cara para nossas condições. Tentamos também com Sweda, mas encontramos dificuldades com os prazos de entrega”, relembra Cruz.
A Bematech já era conhecida da companhia por sua expertise como fornecedora de soluções para redes de farmácia e postos de gasolina. “Mas, claro, ficamos com o pé atrás porque queríamos know-how no nosso segmento.” Após muita negociação, a solução para a questão foi tornar a rede Festval como vitrine da Bematech, em troca de algumas vantagens, como revisão de valores e uma cláusula de multa no contrato caso não consigam manter a idéia de non-stop 24 horas por dia, sete dias por semana.
E garante que só teve boas surpresas até aqui. A impressora, em particular, tem se revelado um ótimo investimento. "Era o grande ponto crítico, porque são mais de 75,5 mil cupons fiscais por mês", diz Cruz. Numa comparação, ele acredita que o novo modelo tem-se mostrado duas vezes mais ágil que a anterior, uma matricial. "Esperávamos o retorno do investimento em 12 meses e ele veio em seis. Tudo tem funcionado perfeitamente", avalia.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail