Home > Carreira

O profissional de TI de 2012

A visão de Basílio Rueda, COO da Accenture, sobre as habilidades importantes na formação do novo profissional de TI

Vinicius Cherobino

17/07/2007 às 12h17

Foto:

Basílio Rueda, Chief Operating Officer da Accenture, comenta de que maneira as tendências como Software como Serviço (SaaS), terceirização e offshoring, além das diversas tecnologias-base da Web 2.0 (como blogs, comunidades sociais, a construção coletiva de conhecimento em wikis e o universo multimídia em texto, voz e vídeo, entre outros) vão influenciar a formação e os requisitos exigidos para os tecnólogos, definindo também como elas vão afetar a contratação destes profissionais nos próximos cinco anos.
O executivo aponta que a rapidez é a maior alteração que o profissional de TI deve adicionar entre as suas capacidades nos próximos cinco anos. “A maior velocidade é exigida tanto no tempo de resposta quanto no tempo de aprendizagem. Especialmente no setor de serviços, o profissional precisa agilidade e conhecimento para desenvolvimento de tecnologias e processos”, defende.
Além disso, define Rueda, outras habilidades além do conhecimento técnico são fundamentais. “Relacionamento, liderança e trabalho em equipe também são importantes para o novo cenário”, acredita. Ele acrescenta que, nos próximos cinco anos, um profissional só vai conseguir crescer em sua carreira se cuidar destas três características comportamentais. Ele completa: “Faz parte da habilidade em liderança saber se relacionar com outras culturas e ter a capacidade de lidar com diversos tipos de pessoas”.
Para ele, o domínio do inglês é fundamental para o profissional de tecnologia trabalhar no mercado global. Rueda considera o inglês dos brasileiros “suficiente”, mas eles precisam focar sua atenção para entender as novas tecnologias. “Vale lembrar que o conhecimento é perecível. É preciso garantir que a preparação aconteça com intensidade e também com freqüência”, defende.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail